Explore uma ampla gama de temas e encontre respostas no IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

O QUE É A MAIONESE DO PONTO DE VISTA QUÍMICO?(EXPLIQUE EM
RELAÇÃO AOS TIPOS DE POLARIDADES ENVOLVIDAS, INDICANDO AS
PARTES CORRESPONDENTES DA MOLÉCULA E INDIQUE QUEM É O
AGENTE EMULSIONANTE, DESENHANDO TODAS AS ESTRUTURAS)​


Sagot :

Resposta:

Olá! Tudo bem? Espero que sim...

Explicação:

A maionese é um exemplo de emulsão. Ela é uma emulsão óleo em água, onde a fase dispersa são as gotículas de óleo utilizado no preparo das maioneses caseiras.

Confia na mãe :)

Espero ter ajudado, bye bye!

Resposta:

O óleo e a água não se misturam, mas se batermos essa mistura no liquidificador, poderemos observar algumas gotas de óleo de dimensões coloidais (as partículas dispersas possuem tamanho entre 1 nm e 1000nm) espalhadas na água. Esse caso constitui uma emulsão instável.

Um exemplo de emulsão estável é o leite. O leite homogeneizado possui gorduras esfaceladas que estão dispersas na água. A olho nu ele parece ser apenas uma solução, isto é, uma mistura homogênea; porém, ao se usar instrumentos ópticos notam-se  diversas partículas em suspensão, sendo, portanto, uma dispersão coloidal do tipo emulsão.

A maionese também é uma emulsão estável apesar de ter óleo em sua constituição e ovo (note que 65,5 % da composição do ovo é água). Isso ocorre por causa dos chamados coloides protetores ou agentes emulsificantes ou tensoativos, que no caso da maionese são as proteínas que se encontram na gema do ovo. O papel dos coloides protetores é formar uma película em volta das gotas de óleo. Essa película é hidrófila, o que significa que possui afinidade com a água, assim a emulsão fica estabilizada e não ocorre como o exemplo do início, em que depois de pouco tempo o óleo e a água se separam, deixando de ser uma emulsão.

Explicação:

espero ter ajudado se possível de um melhor resposta obrigado de coração