Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e obtenha soluções rápidas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

Leia as sentenças abaixo sobre a ética grega e a seguir marque a alternativa correta.

I. Para Aristóteles, a razão deve moderar os impulsos, as paixões e os sentimentos porque eles tendem ou para o excesso ou para a falta. A razão deve impor a “justa medida”, que é o “caminho intermediário” ou “meio termo” entre dois excessos.
II. “Alma” seria a sede de nossa atividade pensante e eticamente operante. Para Sócrates, a alma é o eu consciente, ou seja, a consciência e a personalidade intelectual e moral.
III. Para Sócrates, a virtude do homem é a “ciência” ou o “conhecimento”, ao passo que o “vício” seria a privação de ciência ou conhecimento, a “ignorância”. Isto significou uma revolução no tradicional quadro de valores: os verdadeiros valores não são os ligados às coisas exteriores, como a riqueza, o poder, a fama, e tampouco, os ligados ao corpo, como a vida, a saúde física e a beleza, mas somente os valores da alma, que se resumem, todos, no “conhecimento”.
IV. A mais significativa manifestação da excelência da psyché ou razão humana se dá naquilo que Sócrates denominou de “autodomínio”, ou seja, no domínio de si mesmo nos estados de prazer, dor e cansaço, no urgir das paixões e dos impulsos: “Considerando o autodomínio como a base da virtude, cada homem deveria procurar tê-lo”
V. Aristóteles Superou o intelectualismo socrático, percebendo que uma coisa é “conhecer o bem” e outra é “fazer e realizar o bem”.



Sagot :

Resposta:

Explicação:

Resposta:

todas menos a V

Explicação:

Aristóteles tentou superar o intelectualismo socrático.