Junte-se ao IDNLearner.com e acesse uma mina de conhecimento. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.

Leia este trecho de Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco:Dezoito anos! O arrebol dourado e escarlate da manhã da vida! As louçanias do coração que ainda não sonha em frutos, e todo se embalsama no perfume das flores! Dezoito anos! O amor daquela idade! A passagem do seio da família, dos braços de mãe, dos beijos das irmãs para as carícias mais doces da virgem, que se lhe abre ao lado como flor da mesma sazão e dos mesmos aromas, e à mesma hora da vida! Dezoito anos!... E degredado da pátria, do amor e da família! Nunca mais o céu de Portugal, nem liberdade, nem irmãos, nem mãe, nem reabilitação, nem dignidade, nem um amigo!... É triste!O autor desse romance é um dos principais representantes do ultrarromantismo português, caracterizado nesse fragmento pelo(a):


a) objetividade da narrativa, caracterizada pela concisão.

b) teor antinacionalista, que sobressai ao sentimento amoroso.

c) realismo na descrição da natureza lusitana e coimbrã
excesso de sentimentalismo,

e) marcado pelas exclamações.
temática religiosa metaforizada na descrição da natureza.



Sagot :

Letra E - Excesso de sentimentalismo, marcado pelas exclamações.

No fragmento, as inúmeras exclamações marcam o excesso de sentimentalismo característico da segunda geração romântica portuguesa, ou seja, do ultrarromantismo.