IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.

Devido ao fato da cultura do pinheiro representar uma parcela significativa dos plantios florestais comerciais no cenário nacional, sendo, portanto, de grande importância para a silvicultura brasileira, um grupo de agricultores decidiu investir no cultivo dessa planta, visto que sua madeira pode ser utilizada como matéria-prima para fabricação de móveis, chapas, placas e fonte de resina, como a formação de quebra ventos, recuperação de áreas degradadas e harmonização de ambientes em parques urbanos. Embora estes produtores possuam o interesse em investir nesta cultura, o nível de conhecimento em relação a mesma é baixo o que pode levá-los a cometer erros em relação ao manejo fitossanitário.

Considerando que no período de confecção do material propagativo, ou seja, as mudas, foram utilizadas sementes, substratos, estufas e tubetes com risco de contaminação, água de irrigação sem origem garantida, além do fato que a área do viveiro sofre ação constante do vento e respingos de água, surgiram alguns focos de doença. Vale destacar que as mudas eram manuseadas de forma inadequada e constantemente submetidas a irrigações prolongadas, favorecendo o aparecimento do Tombamento de mudas ou “Damping-off” é causada pelo seguintes gêneros de fungos saprófitas de solo: Cylindrocladium sp., Pythium sp., Fusarium sp., Phytophthora sp. e Rhizoctonia solani.

Fonte: AUER, Celso Garcia; SANTOS, Álvaro Figueredo dos. Doenças dos Pinheiros. In: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando; CAMARGO, L.E.A. (Ed.). Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2016. Cap. 62. p. 595-602



Com base na descrição do texto acima e no que se sabe sobre às principais medidas de controle que podem ser adotadas para eliminar os focos desta doença, classifique as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).



( ) Uma das recomendação para o controle desta doença consiste em adiantar o preparo das mudas com adubações nitrogenadas constantes, promovendo crescimento rápido das plantas de pinheiro;



( ) Descarte e destruição de mudas doentes e limpeza e desinfestação de recipientes e instalações;



( ) Recomenda-se a utilização de sementes sadias e certificadas, assim como substrato esterilizado;



( ) A água de irrigação deve ser de qualidade, desse modo, recomenda-se que o produtor possua uma fonte de água livre de patógenos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Escolha uma:
a.
F - V - F - F.

b.
V - V - F - V.

c.
F - V - V - V.

d.
V - F - F - F.

e.
V - F - V - F.​