IDNLearner.com, onde a comunidade se une para ajudar. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes.

1. O texto a seguir refere-se à Campanha de Vacinação deflagrada pelo médico Oswaldo Cruz (Diretor da Diretoria Geral de Saúde Pública) no Rio de Janeiro, em 1904, durante o governo Francisco de Paula Rodrigues Alves (empossado em 1902), que visava combater a febre amarela. Essa campanha, segundo a História registrou, desencadeou uma das mais terríveis revoltas populares da República, conhecida como a “Revolta da Vacina”, quando a população se rebelou contra a vigorosa campanha de vacinação e saneamento deflagrada por Oswaldo Cruz.“A lei da vacina obrigatória é uma lei morta [...] assim como o direito veda ao poder humano invadirnos a consciência, assim lhe veda transpor-nos a epiderme [...]. Logo não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania, a que se aventura, expondo-se, voluntariamente, obstinadamente, a me envenenar, com a introdução, no meu sangue, de um vírus, em cuja influência existem os mais fundados receios de que seja condutor da moléstia, ou da morte.”Discurso de Ruy Barbosa no Senado.VIEIRA, C. L. A Revolta da Vacina. Ciência Hoje. v. 18, n. 104, out. 1994. p. 52-64.A obrigatoriedade da vacinação norteia-se pelo princípio da imunização ativa. Esse princípio prevê que *

a) O causador da moléstia seja isolado em laboratório e ocorra a produção de anticorpos sintéticos que serão injetados na corrente sanguínea do indivíduo doente.
b) O causador da moléstia seja isolado em laboratório e ocorra a produção de anticorpos sintéticos que serão injetados na corrente sanguínea do indivíduo sadio
c) Frações atenuadas, manipuladas em laboratório, do causador da moléstia, sejam introduzidas na corrente sanguínea do indivíduo doente.
d) Frações atenuadas, manipuladas em laboratório, do causador da moléstia sejam introduzidas na corrente sanguínea do indivíduo sadio.
e) O causador da doença seja isolado em laboratório, seus efeitos potencializados e, então, esse material seja inoculado na corrente sanguínea do indivíduo doente.​


Sagot :

A alternativa correta é a letra D.

  • Explicação:

A questão aborda a vacinação, sua importância e o funcionamento da vacina no organismo humano. Vamos relembrar algumas coisas sobre as vacinas e analisar cada uma das alternativas.

A vacina é produzida para prevenir e evitar doenças nas pessoas e animais. Para a produção dessas, usa-se o agente etiológico de determinada doença (vírus, bactéria, protozoário, fungo) atenuado (fraco) ou inativado (morto), injeta-se essa solução no organismo do indivíduo para a produção natural de anticorpos e memória imunológica. Assim, toda vez que esse indivíduo entrar em contato com tal agente etiológico, seu corpo se lembrará rapidamente de quais anticorpos produzir, e a pessoa não ficará doente. É importante que o causador da doença esteja fraco ou morto para a produção da vacina, para o sistema imunológico do receptor dar conta de combatê-lo sem mais problemas.

a. INCORRETA.  A injeção de anticorpos prontos é chamada de soro etiológico e não é usado como prevenção e sim como tratamento.

b. INCORRETA. A injeção de anticorpos prontos é chamada de soro etiológico e só é usada em indivíduos já doentes, por exemplo picados por cobra ou outros animais peçonhentos. Esse soro contém os anticorpos prontos para combater determinada doença, mas não geram memória imunológica no indivíduo e nem o protegem de ser infectado novamente no futuro. Não é usado como prevenção e sim como tratamento.

c. INCORRETA. A vacina não pode ser aplicada em indivíduos doentes, pois seu sistema imunológico está sobrecarregado e pode desencadear efeito oposto ao esperado pela vacina.  

d. CORRETA. As vacinas, em sua maioria, são produzidas através do próprio agente etiológico da doença (vírus, bactéria, protozoário, fungo) atenuado, isso é, pega-se o causador da doença, o enfraquece, e coloca em contato com o organismo para que esse ative seu sistema imunológico e crie anticorpos e memória contra esse agente. Assim, toda vez que essa pessoa entrar em contato com o causador da doença de novo, seu corpo já se lembrará de produzir os anticorpos específicos.

e. INCORRETA. Não podemos potencializar o agente etiológico da doença e disseminá-la pela população, isso causaria inúmeras mortes e consequente efeito oposto ao esperado pela vacina.

Saiba mais sobre vacina em:

https://brainly.com.br/tarefa/8340883

Espero ter ajudado!

View image Barbiezinhadobrainly
Agradecemos cada uma de suas contribuições. Seu conhecimento é importante para nossa comunidade. Volte em breve para continuar compartilhando suas ideias. Obrigado por escolher IDNLearner.com para suas perguntas. Estamos comprometidos em fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente em breve.