IDNLearner.com, respostas rápidas e precisas para suas perguntas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Durante a Idade Média (século V - 476 d. C. até o século XIV - 1453 d. C.), a Europa, Oriente Médio e Norte da África passaram por um período em que os espaços geográficos foram reorganizados e reestruturados em função de mudanças culturais, políticas, econômicas e religiosas. Muitos conhecimentos gregos foram refutados pelos romanos, pelos povos europeus (alguns bárbaros) que viveram durante a Idade Média e também pela Igreja cristã. No entanto, a expansão do povo árabe e do islamismo contribuiu para o avanço do conhecimento geográfico, apesar da não preocupação direta com esse conhecimento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as contribuições dos povos árabes para o conhecimento geográfico, mesmo que indiretamente:
a) Reorganização territorial favorecendo a expansão do islamismo através de guerras e conquista de terras; estabelecimento de rotas comerciais e de peregrinação para Meca; tradução de obras gregas de Aristóteles e Ptolomeu para o árabe; descrição das paisagens naturais com possíveis recursos a serem explorados e características e costumes dos povos que iam sendo dominados.
b) Manutenção da organização territorial dos gregos e romanos, os quais foram os povos que dominaram vastas áreas da Antiguidade Clássica. Estabelecimento de rotas comerciais e de peregrinação; tradução de obras gregas para o árabe; descrição das paisagens naturais, características e costumes dos povos que iam sendo dominados.
c) A expansão do Islamismo propiciou o avanço do conhecimento geográfico, pois conforme a religião muçulmana se expandia, aumentavam os conhecimentos sobre as vastas regiões do mundo conhecido pelos árabes, o que favoreceu a continuação da sua expansão, dominação e estabelecimento de rotas comerciais.
d) A reorganização de todos os conhecimentos acumulados pelos gregos e romanos através de traduções para a língua árabe, sem agregar conhecimentos novos.