IDNLearner.com, um lugar para respostas rápidas e precisas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados.

1-Responda com atenção sobre o socialismo:
a- Luta que teve origem pelas condições de riqueza que eram distribuídas entre os homens:

b- Grupos na qual a sociedade capitalista é dividida:

c- Sociedade na qual os operários viviam em situação penosa:

2- Defina de acordo com o texto, o que é o socialismo:

3-Nos diversos movimentos ocorridos na metade do século XIX, o que a figura do trabalhador representava?

SOCIALISMO
O socialismo foi uma corrente de pensamento que se voltou para questões como a luta de classes, a mais-valia e as desigualdades entre o proletariado e a burguesia.
No final da primeira metade do século XIX, diversos movimentos contra as monarquias nacionais contaram com a participação do operariado de diferentes países. Por meio da derrubada desses regimes absolutistas, a figura do trabalhador representava as contradições e os anseios de um grupo social subordinado ao interesse daqueles que concentravam extenso poder econômico em mãos. Foi nesse período em que novas doutrinas socialistas ofereceram uma nova perspectiva sobre a sociedade capitalista e a condição do trabalhador contemporâneo. Burguesia X Proletariado: Lançando a obra “Manifesto Comunista”, Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram um conceito fundado na ideia de que, ao longo da História, as sociedades foram marcadas pelo conflito de classes. Dessa maneira, a sociedade industrial dividia-se em dois grupos principais: de um lado, a burguesia, detentora dos meios de produção (máquinas, fábricas e terras); e do outro, o proletariado, que vendia sua força de trabalho ao burguês em troca de um salário que o sustentasse.
Na perspectiva desses pensadores, a oposição de interesses dessas classes representava um tipo de antagonismo que, ao longo da trajetória das civilizações, configurou-se de diferentes formas. Essa luta de classes era originada pelas condições em que as riquezas eram distribuídas entre os homens. Essas formas de distribuição formavam a teoria do materialismo histórico, que, em suma, defendia que as maneiras de pensar e agir eram determinadas pelas condições materiais de uma sociedade.
No caso da sociedade capitalista, os operários viviam em constante situação penosa, pois a burguesia organizava meios para que os trabalhadores permanecessem em uma situação excludente. Por meio da teoria da mais-valia, Marx e Engels demonstraram que os trabalhadores não recebiam um pagamento equivalente ao valor das riquezas por eles produzido. Isso ocorria por causa do monopólio dos bens de produção exercido pela burguesia e pela alienação dos trabalhadores, que, por meio da especialização de seu trabalho, não sabiam ao certo o valor da riqueza que produziam.


Sagot :

1-a)luta de classes.

b)burguesia e proletariado.

c)sociedade capitalista.

2-O socialismo foi uma corrente de pensamento que se voltou para questões como a luta de classes, a mais-valia e as desigualdades entre o proletariado e a burguesia.

3-a figura do trabalhador representava as contradições e os anseios de um grupo social subordinado ao interesse daqueles que concentravam extenso poder econômico em mãos.