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Considere os excertos a seguir:
Texto 1
Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso.
MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.
Texto 2
Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.
Adaptado de Jacques Le Goff, Prefácio, Para um novo conceito de Idade Média: Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.
Uma das questões mais importantes da História é que cada temporalidade constrói discursos diferentes sobre o passado, tentando compreendê-lo por meio de novas indagações e argumentos. Considerando as perspectivas historiográficas sobre o período medieval nos trechos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A longa Idade Média, para Le Goff, encerra-se no Renascimento e nos descobrimentos, tendo em vista as profundas rupturas ocorridas nos séculos XVI e XVII no campo das estruturas mentais e materiais.
II. Nos dois textos apresentados, defende-se uma visão historiográfica revisionista, reafirmando-se a noção de atraso do período medieval conduzido pela Igreja Católica ocidental, considerado pelos humanistas uma época de retrocesso, marcado pela escuridão.
III. O texto 2 contém uma abordagem historiográfica revisada sobre a concepção de Idade Média que valoriza o estudo de permanências e continuidades reapropriadas pelas sociedades modernas e suas instituições.
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