IDNLearner.com, sua plataforma para respostas de especialistas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a compreender e resolver qualquer problema que você enfrente.

Lendo a carta das p. 53, 54 e 55, você pode observar que ela pode ser dividida em 5 partes (Contextualização, Solicitação, Justificativa da solicitação, retomada da solicitação e Conclusão).

3) Determine quais parágrafos apresentam a justificativa da solicitação feita:

A) 1 a 5
B) 6
C) 7 a 12
D) 13 a 15

me ajm pffffff​


Sagot :

Resposta:

Aqui sua resposta!

Explicação:

1-

a- 1 a 5

b- 6

c- 7 a 12

d- 13

e- 14 e 15

2-

a- Não. Ela fala em nome da ONG Promutuca.

b- O fato de Cristina Brugnara Veloso ser advogada dá credibilidade a algumas informações apresentadas pelo texto, como a de que há um alagamento ético e jurídico dos direitos animais na modernidade, alem disso, a referência ao lugar onde ela mora explica sua associação à ONG.

c- Não. A lembrança é apenas uma estratégia para opor o atendimento eficiente dos animais no passado à negligência do presente. A carta não foi escrita com base em experiências pessoais.

3-

a- Não. É uma generalização que se refere também a mulheres que atuam na esfera pública.

b- Nobres deputados, vereadores alunos de Veterinária, de Biologia, professores, proprietários de animais e homens de sensibilidade.

c- A carta parece mais incisiva com o uso de vocativos, já que cita os que estão, de alguma forma, relacionados ao problema abordado.

d- A expressão “tenho certeza” enfatiza a opinião e amplia a pressão sobre os destinatários.

4-

a- A carta reivindica a criação de um projeto de lei que obrigue as faculdades de veterinária públicas e privadas a prestar serviços gratuitos aos animais abandonados ou de proprietários carentes. A vereadores e deputados.

5-Como a carta aberta representa uma situação de interação entre interlocutores sem intimidade para tratar de um assunto sério, de interesse social, é adequado um nível de linguagem formal.

6-

a- As palavras aqueles, doente e atropelado, respectivamente.

b- As palavras apenas e só.

c- As palavras raríssimos e heróicos sugerem que os profissionais que se dedicam a ajudar os animais necessitados são exceções, o que confirma a idéia de que é preciso conseguir ajuda das faculdades.

7-

a- Ele destaca o crescimento da cidade, principalmente das periferias, o que resulta em muitos outros problemas a resolver, mas reafirma a importância de se considerar também o problema dos animais maltratados ao qual nenhum dos prefeitos anteriores deu atenção.

b- A representante da ONG sugere que as faculdades de veterinária públicas e privadas atendam gratuitamente aos animais, enquanto o autor da carta para o prefeito de Fortaleza pede que seja construído um hospital público com esse fim.

c- A proposta que envolve as faculdades exige a criação de uma lei específica que as obrigue a isso, enquanto a proposta de criação do hospital envolve a destinação de verbas públicas.

d- Resposta pessoal. Os que defenderem a criação da lei provavelmente vão dizer que a cidade precisa economizar e que a lei transfere a responsabilidade para entidades que poderiam assumi-la.

Os que defendem o hospital público talvez argumentem que não é justo que as entidades arquem com um custo como esse, pois o problema seria responsabilidade do Estado. Estão em jogo posicionamento distintos acerca do papel do Estado.