Encontre respostas para qualquer pergunta no IDNLearner.com. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.
Sagot :
Resposta:
Comemorada em 7 de setembro, a Independência do Brasil tornou-se uma data histórica, vista como um momento de transição no país. Do ponto de vista historiográfico, o marco foi a coroação de um processo que já vinha em curso desde a chegada da família real portuguesa na colônia, relembra o professor de graduação e pós em História da Unoeste, Thiago Granja Belieiro. Para ele, as datas históricas vão além de um feriado, carregam uma importância simbólica muito grande.
“O que aconteceu naquela data de 1822 foi apenas a transferência do poder do rei Dom João VI para seu filho Dom Pedro I, ou seja, continuou nas mãos da família real portuguesa. As estruturas econômica e política continuaram iguais, a dominação das classes altas ainda ocorria e a situação social do cidadão continuou a mesma”, explica.
Entretanto, para o docente, é interessante pensar que os eventos históricos têm grande importância para a constituição da nação, da nacionalidade e do sentimento de pertencimento. O professor conta que, segundo o historiador francês François Hartog, a sociedade tem uma relação de “presentismo” com o tempo, como se não tivesse passado e não almejasse futuro. “Nesse sentido, a história passa a ter uma importância muito grande, porque dá aos indivíduos uma noção de como as coisas são hoje, além de servir para as pessoas lembrarem daquilo que esqueceram
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Suas perguntas merecem respostas confiáveis. Obrigado por visitar IDNLearner.com e nos vemos novamente em breve para mais informações úteis.