Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados.

1) "A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que na avaliação os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos. Da mesma forma, os resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar devem ser mais valorizados que a nota da prova final." Desse modo, entende-se que o percurso avaliativo deve:
a)contemplar o processo como um todo, passando por toda a trajetória do aluno diante do conhecimento. b)considerar focos de conhecimentos específicos, nem tudo deve ser contemplado na avaliação. c)considerar avaliações pontuais como provas e trabalhos diversificados, mas que tragam quantitativamente o teor da aprendizagem.
d)revisitar práticas pedagógicas que estejam contemplando apenas os conteúdos das disciplinas escolares. e)realizar um recorte do que se deseja cobrar em uma avaliação e estabelecer critérios de notas.
2)Leia o texto a seguir: [...] não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos. Pensando sobre a identidade docente, avalie se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A rotina do professor em sala de aula envolve planejamento, execução e avaliação. ( ) Os tempos da escola é que impõem as demandas da agenda do professor. ( ) O professor não tem autonomia em suas ações, devido às necessidades da escola.
a)V – V – F
b)V – V – V
c)F – F – V
d)F – V – V
e)V – F – V
3)Leia o texto a seguir: Segundo Tardif (2000), o objeto de trabalho do professor são seres humanos e os seus saberes docentes carregam consigo marcas de sua história de vida. Um professor é um ator social, seus pensamentos e ações carregam as marcas do contexto nos quais se inserem. Pensando na ideia de que a formação do professor é baseada no tempo, avalie as afirmativas a seguir e a relação estabelecida entre elas: I) Embora a legislação tenha modificado a trajetória da profissionalidade, exigindo cada vez mais a formação específica para a docência e atualização profissional, sabemos que ela não é linear. PORQUE
II) Ao longo do tempo, as concepções de docente foram muito variadas e traziam a ideia de vocação, ofício e profissão. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)A formação de professores se dá em um processo contínuo de desenvolvimento, caracterizado por fases que englobam toda a carreira docente. [...] Estudos contemporâneos vêm revelando, como primordial ao ofício docente, a apropriação de saberes que são determinantes para a profissionalização, bem como marcam o início do processo de construção de identidade do professor. Desse modo, avalie as afirmativas a seguir: I) A formação inicial é o momento para estabelecer as primeiras relações entre teoria e prática. II) A prática em sala de aula é uma etapa importante para a formação docente, pois é nesse momento em que há descobertas importantes sobre a atuação, metodologias e ações. III) Uma formação de qualidade exige tempo de estudo e de reflexão sobre as ações que ocorrem diariamente, além dos modos de ressignificar a sala de aula.
a)apenas I. b)I, II e III. c)apenas I e III. d)apenas II e III. e)apenas III.
5)Leia o texto a seguir: Autores como Tardif (2004), Pimenta (2000), Freire (2009) esclarecem que os saberes docentes não advêm somente da formação inicial, tão pouco ali se encerram. Seu processo de construção possui fontes diversas que levam em conta o sujeito professor nas suas variadas formas de ser e estar no mundo, suas experiências de vida, entre outros aspectos que lhe conferem um caráter de subjetividade. Desse modo, é correto afirmar que:
a)para um caráter objetivo, a formação inicial docente deve fazer um distanciamento entre escola e universidade. b)o processo de construção de conhecimento formal é pouco necessário para uma atuação docente satisfatória. c)a formação inicial é uma base superficial que acessa as diversas áreas do conhecimento que só poderão ser exploradas na pós-graduação. d)a ação docente se constitui na observação prática, visto que conhecimentos científicos são específicos do ambiente acadêmico.
e)a formação docente se inicia na universidade e perpassa por todas as experiências teóricas e práticas vivenciadas por ele em sua atuação.