Descubra respostas claras para suas perguntas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.

Entender a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é fundamental para entender a geografia econômica do espaço mundial, haja vista que a DIT é caracterizada por especializações produtivas regionais e territoriais. A respeito da Divisão Internacional do trabalho, é correto afirmar que a nova DIT pode ser caracterizada pela:


a.
Divisão desigual da economia entre países que produzem tecnologia avançada, países com indústria de bens não duráveis e bens de capital e países exportadores de produtos agropecuários e minerais.

b.
Existência de países fornecedores de matérias-primas e países industrializados capitalistas, na qual o primeiro mantém uma economia subdesenvolvida e o segundo uma economia desenvolvida.

c.
Divisão mais igualitária da economia devido à integração de mercados, fragmentação produtiva de empresas multinacionais e construção de acordos bilaterais de livre comércio entre os países.

d.
Hegemonia da China e dos Estados Unidos na produção industrial, que juntos detêm mais da metade de toda produção exportada no mundo, sendo os outros países atores coadjuvantes da economia capitalista.

e.
Presença dos países emergentes sendo protagonistas na economia global atualmente, influenciando na formação de diversos blocos econômicos que permitem expandir as zonas de influência comercial.


Sagot :

O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.

A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente.

Em razão da sua superioridade para a fabricação de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam utilizá-lo com essa finalidade.

Saiba mais sobre a arte desse período:

Explicação:

Resposta:

A.  

Divisão desigual da economia entre países que produzem tecnologia avançada, países com indústria de bens não duráveis e bens de capital e países exportadores de produtos agropecuários e minerais.

Explicação:

A nova DIT estabelece uma divisão de funções econômicas desigual e perversa entre os países. Apesar da complexidade atual, ela pode ser caracterizada por um grupo de países que produzem tecnologia avançada, além de dominarem parte dos fluxos financeiros. Países que são industrializados, mas que apresentam elevada dependência do mercado externo e geralmente produzem produtos mais baratos, e os países fornecedores de matérias-primas cuja base econômica está na produção agropecuária e extração de minerais, além da dependência do setor terciário principalmente em áreas urbanas.