IDNLearner.com, sua plataforma para esclarecimentos detalhados. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, projetada para ser precisa e abrangente.

PRECISO PARA HOJE
c) Caso ocorra as mudanças de gases presentes na atmosfera terrestre, o que poderia Ocorrer com a radiação solar presente nesse processo?


Sagot :

Resposta:

É possível concluir que, caso ocorra o aumento dos gases responsáveis pelo efeito estufa,

pode ocorrer um aumento da temperatura local devido a absorção da radiação infraver-

melha por esses gases. Além disso, alguns desses gases evitam que parte da radiação

infravermelha seja emitida para o espaço o que também pode contribuir para o aumento

da temperatura local.

Explicação:

espero ter ajudado..

O aumento de gases do efeito estufa na atmosfera faz com que mais radiação infravermelha seja refletida, e isso causa o aumento da temperatura no planeta.

Porque existe vida na Terra?

A atmosfera é formada por camadas de gases que interagem com a radiação solar e fazem com que condições favoráveis à manutenção da vida sejam possíveis. É a atmosfera que permite que haja o efeito estufa, fenômeno natural que mantém a temperatura na superfície do planeta amena.

Os gases que compõem a atmosfera são responsáveis por refletir e filtrar parte da radiação que vem do espaço e da radiação emitida pela superfície terrestre. Aqui, é preciso entender que todos os corpos emitem radiação: você, seu cachorro, as plantas na sua rua...

A radiação que vem do espaço é refletida pelos desertos e superfícies brancas, como gelo, nuvens e neve. Mas ela não vai toda de volta para o espaço. Na verdade, apenas 30% dela sai do planeta, enquanto o restante é absorvido pela superfície terrestre.

A radiação solar é uma forma de energia, e ela é refletida em forma de radiação infravermelha. Porém, os gases da atmosfera fazem com que essa radiação que fica, aumente, já que eles funcionam como espelhos, refletindo a radiação em várias direções, e parte dela volta novamente para a superfície terrestre. É esse processo que recebe o nome de efeito estufa.

A atmosfera é formada por diversos gases diferentes, como nitrogênio (N2), oxigênio (O2), ozônio (O3), dióxido de carbono (CO2), dióxido de nitrogênio (NO2), vapor d'água e vários outros, além de poeiras e compostos químicos. É justamente a mescla desses gases que permite que o efeito estufa aconteça.

A reflexão da energia acontece de acordo com o que cada espécie química pode refletir. O oxigênio e o nitrogênio são invisíveis à radiação infravermelha, de modo que apenas o vapor d'água e o dióxido de carbono (CO2) conseguem refleti-la.

Conhecendo o ciclo dos gases na atmosfera, percebe-se um equilíbrio: o que é emitido, é reabsorvido pelo solo, oceanos e seres vivos. O problema está nas atividades antrópicas, que lançam gases e não os reabsorvem novamente. E aqui há lançamento de gases que não seriam emitidos, em condições naturais, na quantidade que emitimos. Um exemplo é o metano (CH4).

O problema do CH4 é que ele tem um potencial calorífico muito maior do que o CO2, de modo que sua presença na atmosfera faz com que mais radiação infravermelha seja refletida. Isso faz com que a temperatura que antes era amena na superfície do planeta, aumente.

Para saber mais sobre efeito estufa: https://brainly.com.br/tarefa/46916383

https://brainly.com.br/tarefa/30626278

#SPJ2