Faça perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes em diferentes áreas.
Sagot :
Resposta:
a. Tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores. ... Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Em algumas tundras existem árvores dispersas.
b. É uma vegetação típica de clima frio, com elevado grau de adaptabilidade climática, em razão das temperaturas extremas. Esse bioma é conhecido pela homogeneidade das suas espécies vegetais. As árvores da taiga possuem troncos grossos e folhas aciculifoliadas.
c. floresta temperada é um bioma tropical onde possuí uma enorme fauna, f e flora, por consequência de serem tropicais ela recebe por boa parte do ano o sol e a chuva, suas árvores costumam cobrir boa parte do sol sendo confortavelmente acolhida pelo ar úmido que há na região do solo, devido a grande fauna.
d. As florestas equatoriais e tropicais são divididas em diversas camadas. No topo, existe uma camada densa chamada dossel, formada por ramagens extensas e folhas grossas de grandes árvores que bloqueiam em parte a passagem do sol para as camadas inferiores. No dossel vivem muitos insetos e outros animais
e. Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. ... Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos.
f, Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região.
g. A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.
h.Vegetação no Deserto– A baixíssima pluviosidade comum aos climas desérticos restringe ou impossibilita a manutenção de uma vegetação de médio e grande porte. Uma vegetação rasteira, com raros arbustos e constituída por espinhos e mecanismos de armazenamento de água são as características principais desse tipo de vegetação
Explicação:
Explicação:
•TUNDRA•
Situa-se nas regiões próximas ao Polo Ártico, norte do Canadá, da Europa e da Ásia.
Apresenta temperaturas baixas durante todo ano. O inverno é bastante severo e o verão frio.
•FAUNA•
A fauna é composta por renas, caribu e boi almiscarado. Os animais são protegidas por uma densa pelagem.
A vegetação apresenta musgos e líquens. Em regiões com a temperatura mais elevada surgem gramíneas e pequenos arbustos.
•TAIGA•
Também chamado de floresta de coníferas devido a predominância de pinheiros e abetos.
Situa-se no hemisfério norte, ao sul da tundra ártica, em região de clima frio. Porém, possui uma estação quente mais longa e amena, comparada ao bioma tundra.
A fauna apresenta alces, ursos, lobos, raposas, visons, martas e esquilos
•FLORESTA TEMPERADA•
Localiza-se em determinadas regiões da Europa e América do Norte.
Ocorre em ambiente de clima temperado e com as quatro estações bem definidas.
As plantas são chamadas de decíduas ou caducifólias, pois perdem as folhas ao fim do outono e readquirem na primavera. Essa situação é uma adaptação ao inverno. Com a perda das folhas, as plantas reduzem sua atividade metabólica. As plantas mais características são os carvalhos e faias.
Obs: A fauna é composta por javalis, veados, raposas, esquilos, pássaros e insetos.
•FLORESTA TROPICAL•
Localiza-se em regiões de clima quente e com elevado índice pluviométrico. Ocorre no norte da América do Sul, América Central, África, Ásia e Austrália.
As florestas tropicais são ambientes ricos em biodiversidade.
A vegetação é densa e forma estratos, conforme a cobertura das copas das árvores, o que origina diferentes microclimas. A vegetação também apresenta epífitas, cipós e líquens.
Obs: A fauna é composta por macacos, preguiças, onças, tucanos, araras, jacarés, sapos e uma variedade de espécies de insetos.
A maior floresta tropical do mundo é a Floresta Amazônica.
•FLORESTA AMAZÔNICA•
Os ambientes são caracterizados por campos com arbustos espaçados e gramíneas.
Obs: Na savana africana são encontrados herbívoros de grande porte, como elefantes, zebras e girafas. Além de carnívoros, como os leões, leopardos e guepardos.
No Brasil, um exemplo de savana é o Cerrado.
•PRADARIA OU CAMPOS•
Localizam-se em determinadas regiões da América do Sul, América do Norte, Europa e na Ásia, em locais que apresentam períodos de secas.
São ambientes com predomínio de gramíneas. Os animais desse ambiente são os roedores, coiotes, raposas e insetos.
No Brasil é representado pelos Pampas.
•DESERTO•
Os desertos ocorrem em ambientes de pouca umidade.
As maiores regiões desérticas do mundo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
A vegetação é composta por gramíneas e pequenos arbustos. Nos desertos podemos encontrar animais roedores, serpentes, lagartos e insetos. Os animais e plantas apresentam adaptações à falta de água.
Obs: Ambientes aquáticos
O conceito de bioma foi desenvolvidos para ecossistemas terrestres.
Os sistemas aquáticos foram classificados por suas características físicas, como a salinidade, o movimento da água e a profundidade.
Assim, pode-se estabelecer os principais tipos de ambientes aquáticos em: rios, lagos, alagados, estuários e oceanos.
Espero ter ajudado <3
Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. IDNLearner.com é sua fonte de respostas precisas. Obrigado pela visita, e volte para mais informações úteis.