Encontre especialistas dispostos a ajudar no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.

1. Sobre a 1ª, 2ª e 3ª Leis de Newton.

Descreva cada uma delas e dê dois exemplos em que aplicamos

as Leis em nosso dia-a-dia.

1ª Leis de Newton




2ª Leis de Newton



3ª Leis de Newton​


Sagot :

Resposta:

Breve Introdução:

Um dos principais legados deixados por Isaac Newton foi a precisa explicação matemática para o movimento dos corpos. A Mecânica Newtoniana mostrou-se capaz de predizer a trajetória de asteróides e o surgimento das marés, tornando-se um dos marcos da Física por trazer equações matemáticas para a explicação de fenômenos naturais. Juntas, as três leis de Newton são usadas para descrever a dinâmica dos corpos, isto é, as causas que podem alterar seu estado de movimento. Em termos simples, as leis de Newton tratam de situações em que os corpos permanecem ou não em equilíbrio. Quando um corpo está sujeito a inúmeras forças que se cancelam, dizemos que ele encontra-se em equilíbrio estático ou dinâmico, ou seja, perfeitamente parado ou se movendo com velocidade constante e em linha reta.

1ª Lei de Newton:

A Primeira Lei de Newton é chamada de Lei da Inércia. Essa lei diz que, ao menos que haja alguma força resultante não nula sobre um corpo, esse deverá manter-se em repouso ou se mover ao longo de uma linha reta com velocidade constante. A Lei de Inércia também explica o surgimento das forças inerciais, isto é, as forças que surgem quando os corpos estão sujeitos a alguma força capaz de produzir neles uma aceleração. Por exemplo: ao pisar no acelerador do carro, um motorista pode sentir-se comprimido em seu banco, como se houvesse uma força puxando-o para trás.

2ª Lei de Newton:

A Segunda Lei de Newton, é também conhecida como Lei da Superposição de Forças ou como Princípio Fundamental da Dinâmica. Essa lei informa que o módulo da aceleração produzida sobre um corpo é diretamente proporcional ao módulo da força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.

3ª Lei de Newton:

A Terceira Lei de Newton recebe o nome de Lei da Ação e Reação. Essa lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém com sentido oposto. Essa lei permite-nos entender que, para que surja uma força, é necessário que dois corpos interajam, produzindo forças de ação e reação. Além disso, é impossível que um par de ação e reação forme-se no mesmo corpo. Exemplo: Quando um corpo sofre a ação de uma força um outro receberá a sua reação. Como o par ação-reação ocorre em corpos diferentes, as forças não se equilibram.

Explicação:

Espero ter lhe ajudado.

Resposta:

1ª lei: Lei da Inércia. Essa lei diz que, ao menos que haja alguma força resultante não nula sobre um corpo, esse deverá manter-se em repouso ou se mover ao longo de uma linha reta com velocidade constante.

Uma aplicação desta lei no cotidiano: se você permanecer parado no mesmo lugar só sairá dessa posição se outra força agir sobre seu corpo como, por exemplo, um soco ou um empurrão.

2ª lei: Princípio Fundamental da Dinâmica. Essa lei informa que o módulo da aceleração produzida sobre um corpo é diretamente proporcional ao módulo da força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à sua massa. Uma aplicação desta lei no cotidiano: Podemos voltar a pensar no empurrão: quando alguém te empurra para a frente, você consequentemente irá para a frente.

3ª lei: Ação e Reação. Essa lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém com sentido oposto. Aplicação: Ao caminhar pela praia, você aplica força sobre o solo e ele devolve isso ao corpo, que é impulsionado para a frente. Assim o peso se mantém equilibrado.