Participe do IDNLearner.com e receba respostas detalhadas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.
Sagot :
Resposta:
Vou te dar algumas dicas: RETIRE o verbo da oração. Se ao retira‐lo não der pra entender o que está sendo dito, o verbo é o termo mais importante ou núcleo do predicado e portanto é PREDICADO VERBAL.
Oberve se ele tem um verbo de ligação ( verbo que indica estado ou circunstância como os verbos ficar, estar, ser, continuar...) e um predicativo que dá qualidade ao sujeito ou ao objeto. Se tiver, é porque é predicado verbal.
Repare se o predicado tem um verbo de ação, e um verbo de ligação ao mesmo tempo. Se tiver, o predicado é verbo‐ nominal.
Assim:
José chegou atrasado.
José atrasado.
Repare que ao tirar o verbo a oração não dá pra entender. Sendo assim, o verbo é o núcleo e o predicado é verbal.
Margarete é muito simpática.
Margarete muito simpática.
Observe que a retirada do verbo de ligação "é" ( conjugação do verbo ser na 3° pessoa do singular) não prejudicou o entendimento da oração. Nesse caso o predicado é nominal, pois a palavra SIMPÁTICA ( predicativo do sujeito) é que é o núcleo, porque se retirada é que vai prejudicar o entendimento.
Agora, quanto ao predicado verbo-nominal, não é preciso retirar o verbo, basta observar se ele tem ao mesmo tempo um verbo de ação, e um predicativo ( nome que dá qualidade ao objeto e ao sujeito)
Assim:
Você acha meu caderno feio.
Sujeito: você
Verbo de ação: acha
Objeto( termo que completa o sentido de um verbo) : meu caderno feio
Predicativo do objeto: feio
Vive-se bem na fazenda.
Verbo de ação: vive-se
predicativo do sujeito: bem
Na fazenda: complemento verbal ou objeto..
Apreciamos cada contribuição que você faz. Continue compartilhando suas experiências e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos níveis de sabedoria. Para respostas claras e precisas, escolha IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.