IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.
Sagot :
Resposta:
a dica para resolver essas questões de endereços de subrede, você usa uma calculadora de subrede, e sim é possível claro fazer com lápis e borracha, porém precisamos descer para binário. E ai a conversa entra em outro nível do conhecimento :)
1. Qual é o endereço de broadcast da seguinte sub-rede 172.28.247.80/28?
o /28 indica que a mascara de subrede é 255.255.255.240
o endereço broadcast sempre vai ser o último depois do último endereço válido, e a dica aqui é sempre vai ser final impar
172.28.247.95
2. Qual é o endereço de broadcast da seguinte sub-rede 192.168.247.224/27?
O /27 indica que a mascara vai ser 255.255.255.224
192.168.247.255 (final impar)
3. A qual sub-rede o host 192.168.240.133 255.255.255.248 pertence?
O endereço de subrede é o endereço da rede, é o endereço que vem antes do primeiro endereço válido do grupo. E a dica é, esse endereço de rede sempre vai ser final par.
A mascara final 248 indica que a rede tem tamanho decimal /29
192.168.240.128/29
4. Qual o último host válido da seguinte sub-rede 192.168.132.24 255.255.255.248?
mesmo raciocínio da questão anterior, final mascara 248 é rede /29.
Último endereço é 192.168.132.30
5. Qual a função inicial destinada à classe D?
Uma das facilidades de endereçamento IP é o multicasting, a transmissão de datagramas desde uma fonte para múltiplos destinatários de uma rede IP. Das classes de endereçamento IP, a classe "D" é utilizada para o IP Multicasting.
O hardware para o multicasting são os hosts e roteadores específicos para multicast. Quando um grupo de máquinas precisam se comunicar, definem um endereço multicast particular para essa comunicação, assim todas as máquinas do grupo deverão receber uma cópia de cada pacote enviado àquele endereço de multicast.
Veja mais em lacnic net
6. Cite um exemplo de endereço interno ou reservado e descreva o funcionamento do protocolo NAT.
Um endereço interno ou reservado é um endereço IP que é usado localmente, por exemplo, sua casa no seu roteador Wi-Fi, que muitas vezes conecta seu laptop, sua TV Smart, seu celular, seu relógio etc. Todos esses equipamentos recebem um endereço IP único da faixa disponível e configurada.
Esses endereços são endereços IP internos. E somente você tem esses endereços na sua casa ou no ambiente do seu Wi-Fi. Entretanto é comum você ir para outro local, faculdade, hospital, comércio e por ventura se conectar na rede Wi-Fi e ter o mesmo endereço lá. Como isso é possível e funciona?
Como a questão já comenta isso acontece porque são endereços internos, e não conversa na internet, ou seja são também conhecidos como endereços privados. A internet conhece apenas os endereços públicos, que as entidades brasileiras e internacionais registram todo dia (existe uma faixa específica), mas atenção!!! para não você não confundir. É muito comum, e possível você encontrar endereços da faixa pública configurados como endereços internos, isso também acontece.
E como funciona para acessar a internet né? Então, agora entra o lance do NAT, o NAT é um protocolo que traduz o endereço interno para público e vice-versa, por isso que funciona de boa e várias pessoas, podem ter rede Wi-Fi internas com endereços IP internos iguais. Detalhando um pouco mais, quando você contrata um link de internet para sua residência ou comércio, a prestadora precisa configurar um endereço público e a partir desse endereço o seu roteador vai converter todas as suas requisições de acesso para internet, e quando o pacote voltar, faz novamente a tradução.
7. Quem administra o domínio.BR no Brasil, assim como os endereços IP?
domínio.BR (acredito que seja aqui o registro.br)
Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também distribui endereços IPv4 e IPv6 e ASN.
Veja mais aqui: nic br
Endereços IPs:
IANA é responsável pelo controle de todos os números IPs. IANA delega para cada um dos Registros Regionais de Internet, e um deles é responsável pela América Latina, LACNIC (Latin America and Caribbean Network Information Centre), e gerencia e distribui dentro da nossa região.
Na imagem 1 você tem uma foto bem interessante e também um pequeno resumo.
O LACNIC gerencia os números IP (IPv4, IPv6) e ASN através do processo de desenvolvimento de políticas definido pela comunidade da Internet.
Veja mais em lacnic net
Fonte: IMAGEM 1: teleco com br imagens tutoriais tutorialredeip1_figura02.gif
Espero ter ajudado :)
Apreciamos cada uma de suas perguntas e respostas. Continue contribuindo com sua sabedoria e experiências. Juntos, alcançaremos nossas metas de aprendizado. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e volte para mais informações úteis.