Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter respostas. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

EXERCÍCIOS SOBRE URBANIZAÇÃO:
1) O que é urbanização?
2) As primeiras cidades surgiram milhares de anos antes da Era Cristã. No entanto, podemos dizer
que o processo de urbanização das sociedades propriamente dito ocorreu a partir de quando?
3) A divisão social e territorial do trabalho tende a intensificar-se à medida que as relações
econômicas se tornam mais complexas. O que é o espaço urbano?
4) Existem dois tipos de fatores que se associam ao processo de urbanização. Quais?
5) Em muitos casos, conheceu-se a formação de grandes centros urbanos chamados de metrópoles,
com uma área urbana que abrange o espaço de várias cidades. As principais cidades do mundo,
atualmente, são as chamadas cidades globais, com destaque para:
6) O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de
industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população
da área rural em direção a área urbana. Esse deslocamento, também chamado de êxodo rural, o
que provocou?
7) Cita:
 Nome da região que concentra a maior parte das indústrias do Brasil:
 Nome da região onde o processo de urbanização teve como principal fator a construção de
Brasília:
 Nome da região onde a urbanização foi lenta até a década de 1970:
 Nome da região que a fraca urbanização está apoiada no fato de que dessa região partiram várias
correntes migratórias para o restante do país:
 Nome da região que até a década de 60 era a segunda mais urbanizada do país:
 Os quatro problemas urbanos ocorridos no Brasil:


Sagot :

1) Conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade ou área de cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento conformes aos princípios do urbanismo.

2) No entanto, podemos dizer que o processo de urbanização das sociedades propriamente dito ocorreu a partir do início do Capitalismo Comercial, intensificando-se com o passar dos tempos, sobretudo após as revoluções industriais.

3) O espaço urbano é, pois, a expressão mais dinâmica do espaço geográfico, pois representa uma aglomerado de práticas culturais, sociais, econômicas e outras em espaços justapostos entre si.

4) Fatores Atrativos e Fatores Repulsivos.

*Fatores atrativos:* ocorrem pela urbanização causada pela atração da população do campo para as cidades em busca da maior oferta de emprego gerada pela industrialização, além da existência de melhores condições de renda e de vida. O rápido e fácil acesso a produtos, bens de consumo e serviços, como escolas e hospitais, além de uma maior interação cultural, também pode ser listado como um fator atrativo da urbanização.

*Fatores repulsivos:* ocorrem quando a urbanização acontece pela “expulsão” ou afastamento da população do campo para as cidades, com uma migração em massa que chamamos de êxodo rural ou “migração campo-cidade”. Dentre os fatores repulsivos da urbanização, podemos citar a concentração fundiária (muita terra nas mãos de poucos), os baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra, entre outros.

5) Nova Iorque, Tóquio, Londres, Berlim e, nos países emergentes, Cidade do México, São Paulo, Rio de Janeiro, Bombaim e Buenos Aires, além de muitos outros exemplos.

6) a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos.

7)

• A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920.

• Na região Centro-Oeste, o processo de urbanização teve como principal fator a construção de Brasília, em 1960, que atraiu milhares de trabalhadores, a maior parte deles vindos das regiões Norte e Nordeste.

• A urbanização na região Sul foi lenta até a década de 1970, em razão de suas características econômicas de predomínio da propriedade familiar e da policultura, pois um número reduzido de trabalhadores rurais acabava migrando para as áreas urbanas.

• A região Nordeste é a que apresenta hoje a menor taxa de urbanização no Brasil. Essa fraca urbanização está apoiada no fato de que dessa região partiram várias correntes migratórias para o restante do país e, além disso, o pequeno desenvolvimento econômico das cidades nordestinas não era capaz de atrair a sua própria população rural.

• Até a década de 60 a Região Norte era a segunda mais urbanizada do país, porém a concentração da economia do país no Sudeste e o fluxo de migrantes dessa para outras regiões, fez com que o crescimento relativo da população urbana regional diminuísse.

• Favelização, Violência urbana, Poluição e Enchentes:

*Favelização* – Ocupações irregulares nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, serão fruto do grande fluxo migratório em direção às áreas de maior oferta de emprego do país. A falta de uma política habitacional acabou contribuindo para o aumento acelerado das favelas no Brasil.

*Violência Urbana* – Mesmo com o crescimento industrial do país e com a grande oferta de emprego nas cidades do sudeste, não havia oportunidades de emprego o bastante para o grande fluxo populacional que havia se deslocado em um curto espaço de tempo. Por essa razão, o número de desempregados também era grande, o que passou a gerar um aumento dos roubos, furtos, e demais tipos de violência relacionadas às áreas urbanas.

*Poluição* – O grande número de indústrias, automóveis e de habitantes vai impactar o aumento das emissões de gases poluentes, assim como com a contaminação dos lençóis freáticos e rios dos principais centros urbanos.

*Enchentes* – A impermeabilização do solo pelo asfaltamento e edificações, associado ao desmatamento e ao lixo industrial e residencial, fazem com que o problemas das enchentes seja algo comum nas grandes cidades brasileiras.