IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas, independentemente da complexidade.

“Sócrates: Agora, imagina a nossa natureza, segundo o grau de educação que ela recebeu ou não, de acordo com o quadro que vou fazer. Imagina, pois, homens que vivem em uma espécie de morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz, em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar a cabeça pra ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagina que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresenta o espetáculo”.
A Alegoria da Caverna – República IN Iniciação a História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. MARCONDES, Danilo. Zahar: Rio de Janeiro, 2018.

A Alegoria da Caverna é um dos exemplos mais elucidativos sobre o processo do conhecimento. A respeito desse conceito e da ideia de educação, assinale a alternativa correta.


Sagot :

Resposta:

Alternativa 5:

A alegoria da caverna expõe a igualdade entre a verdade e a ignorância, de modo que a própria verdade é ilimitada pelos limites da realidade.

Explicação:

Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.

A Alegoria da Caverna aponta que, embora haja conhecimento no interior desse espaço, ele é limitado, tal como a realidade (Alternativa 4).

A Alegoria da Caverna

Ao escrever sobre o Mito da Caverna, Platão compara o conhecimento verdadeiro do senso comum ao entender que o indivíduo acredita apenas no que está vendo, ou seja, nas sombras, e não no conhecimento (luz do Sol).

Tal alegoria expressa que a verdade pode ser encontrada somente quando o ser humano decide sair das amarras da ilusão e se deparar com a verdade.

A verdade está no conhecimento da perfeição e das ideias hiperurânias.

Saiba mais sobre o mito da caverna em: https://brainly.com.br/tarefa/5207877

#SPJ2

View image Larissamagrani
Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. Respostas precisas estão a um clique no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.