IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver dúvidas. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.

Mesmo sendo reconhecida pela originalidade, a obra de Bourdieu é objeto de grande controvérsia. A maior parte de seus críticos, numa leitura parcial de seus trabalhos, classifica-o como um teórico da reprodução das desigualdades sociais. Não obstante, a reflexão de Bourdieu se destaca por uma singularidade. Para ele, os condicionamentos materiais e simbólicos agem sobre nós (sociedade e indivíduos) numa complexa relação de interdependência. Ou seja, a posição social ou o poder que detemos na sociedade não dependem apenas do volume de dinheiro que acumulamos ou de uma situação de prestígio que desfrutamos por possuir escolaridade ou qualquer outra particularidade de destaque, mas está na articulação de sentidos que esses aspectos podem assumir em cada momento histórico. Pierre Bourdieu foi um sociólogo que contribuiu para ampliar as interpretações sociológicas. Um desses importantes conceitos é a violência simbólica. Sobre a violência simbólica, assinale a alternativa CORRETA:
.
A Designa a superioridade que coloca um indivíduo ou uma categoria social acima das outras. A distinção define a hierarquia das práticas sociais, mas também das práticas esportivas e culturais.
B Designa a superioridade que coloca um indivíduo ou uma categoria social acima das outras. A distinção define a hierarquia das práticas sociais, mas também das práticas sociais e políticas.
C Designa a confiança, a obrigação, a fidelidade pessoal, a recompensa, a piedade. Esta violência, dissimulada na dominação serena, opõe-se à violência declarada na autoridade, geradora de disciplina.
D Designa não uma única forma, mas numerosas formas de exercício do poder, presentes na vida social. Pressupõe como condições de seu sucesso que os indivíduos a ele submetidos acreditem na legitimidade do poder daqueles que o exercem


Sagot :

Resposta:

C- Designa a confiança, a obrigação, a fidelidade pessoal, a recompensa, a piedade. Esta violência, dissimulada na dominação serena, opõe-se à violência declarada na autoridade, geradora de disciplina.

Explicação:

Página 49 do livro Sociologia Uniasselvi.