Encontre soluções práticas no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

O consumo de cafeína como estimulante é conhecido há muitos séculos, porém somente nas últimas décadas é que seus possíveis efeitos ergogênicos vêm sendo testados. Hoje em dia, a cafeína é consumida freqüentemente, pois está presente em muitas bebidas e alimentos, tais como: chás, cafés, refrigerantes, chocolates, bebidas esportivas. Seu consumo está relacionado com efeito estimulante no Sistema Nervoso Central (SNC), desempenho físico, diminuição da percepção e/ou retardo da fadiga durante o exercício e ação lipolítica. Consideração a informação no texto avalie as afirmações a seguir. I. A cafeína é absorvida de modo rápido e eficiente, por via oral, através do trato gastrointestinal com aproximadamente 100% de biodisponibilidade, alcançando um pico de concentração máxima após 15 a 20 minutos de sua ingestão.
II. Os níveis de absorção de cafeína são similares quando a ingestão oral é de bebidas, cápsulas ou barras de chocolate. Entretanto uma possível variação na velocidade de absorção pode ser determinada principalmente pela ocupação gástrica.
III. Um dos efeitos Ergogênicos da cafeína durante o exercício físico envolve o efeito direto da cafeína em alguma porção do sistema nervoso central, afetando a percepção subjetiva de esforço e/ou a propagação dos sinais neurais entre o cérebro e a junção neuromuscular.
IV. Com o uso da cafeína há aumento do potencial de oxidação das gorduras promovendo a economia de glicogênio hepático e muscular. Mas esses fenômenos não levam um a um aprimoramento nos exercícios de endurance.

É CERTO AFIRMAR APENAS OS ITENS

a) I, II e III

b) I,II e IV

c) II, III e IV

d) III e IV

e) I e IV