IDNLearner.com, sua plataforma para todas as perguntas e respostas. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida e simples em qualquer situação.
Sagot :
Resposta: Normalmente podemos identificar a sua diferença pela sua estrutura!
Explicação:
Vírus e sua estrutura:
A estrutura do vírus é formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídeo, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos.
A função principal dos capsídeos é proteger o material genético, que normalmente é de um único tipo: o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA). Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídeo e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos.
Bactéria e sua estrutura:
As bactérias possuem uma estrutura externa rígida chamada de parede bacteriana ou membrana esquelética. É comum também que as células bacterianas possuam flagelos, que atuam como tentáculos para a locomoção e fixação da bactéria.
Por serem procarióticas, o material genético (DNA) fica disperso em seu interior formando uma cadeia circular chamada de nucleoide. Uma característica da estrutura celular das bactérias é a formação de plasmídeos, que são moléculas semelhantes a este nucleoide e que atuam na defesa da célula.
`Protozoários e sua estrutura:
Os protozoários apresentam as seguintes estruturas:
Cinetoplasto: mitocôndria especializada, rica em DNA;
Reservatório: local de secreção, excreção e ingestão de macromoléculas;
Lisossoma: permite a digestão intracelular de partículas;
Aparato de Golgi: tem a função de sintetizar carboidratos e condensar a secreção proteica;
Retículo endoplasmático: a) Liso – síntese de esteroides; b) granuloso – síntese de proteínas;
Mitocôndrias: responsável pela produção de energia;
Microtúbulos: realiza movimentos celulares de contração e distensão;
Os flagelos, cílios, membrana ondulante e pseudópodos são utilizados para locomoção.
Em anexo está uma divisão em tabela para você ter mais base para melhorar sua resposta:
Resposta:
Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos. Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico.
As bactérias são seres procariontes e unicelulares, isto é, são formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e variam entre as espécies.
Os protozoários flagelados possuem esse filamento em número variável, estes também funcionam como forma de locomoção e na captura de alimento. Alguns protozoários deste grupo podem viver livre na água e outros são parasitas e causam doenças, também há aqueles que formam associações do tipo mutualismo.
Sua contribuição é vital para nós. Não se esqueça de voltar e compartilhar mais de suas ideias e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos patamares de sabedoria. Suas perguntas são importantes para nós no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.