Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter as respostas de que precisa. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.

Conforme Oliveira (2010, p. 43), "não é necessário confundir literatura com textos que apresentem uma roupagem de literatura, mas que são próprios para o ensino de algum conteúdo escolar. [...] Há textos literários e não literários". Ambos estão presentes na sala de aula e o professor precisa saber discernir qual é o momento para cada um.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In.: PAIVA, Aparecida et. al. (Coords.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2017

Com base no contexto, pode-se afirmar que:

I - No texto literário deve-se evitar propor o ensino de conteúdos utilitários. Isso deveria ficar a cargo dos livros não literários.

II - O texto literário emociona, trata das paixões humanas; o não literário ensina conteúdos, atitudes e posturas do dever ser infantil.

III - A recepção do texto literário pela criança é marcada por um profundo sentido de encontro consigo.

IV - Qualquer trabalho com texto literário deve vir acompanhado de ficha de leitura, pois só assim o aluno aprende.

Em relação às assertivas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
As afirmativas I, II e III estão corretas.

Alternativa assinalada
b)
As afirmativas II e III estão corretas.

c)
As afirmativas I, III e IV estão corretas.

d)
As afirmativas I e III estão corretas.

e)
As afirmativas II e IV estão corretas.

2)
"Os textos são marcados pelo momento histórico em que são escritos, pela cultura que os gerou, e ter essas informações, no momento da leitura, contribui para a compreensão. Um trauma que muitos de nós carregamos são as leituras apressadas e mal orientadas, feitas em nosso tempo escolar, de textos como os de Machado de Assis ou os de José de Alencar. Como ler esses autores clássicos da literatura sem saber quem são eles, em que época escreveram, como era a sociedade que eles retratavam?" (CAFIERO, 2010, p. 87). A não compreensão desses aspectos contribui para distanciar o aluno do que é para ser lido e gerar aversão por leitura, complementa a autora.

Quando o professor compartilha com os alunos o momento histórico em que um determinado texto foi escrito e quem é o autor que o produziu, está fazendo uso de uma das capacidades de leitura. Qual seria ela?

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Percepção de relações de intertextualidade.

b)
Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas.

c)
Recuperação do contexto de produção do texto.

Alternativa assinalada
d)
Comparação de informações.

e)
Generalização de informação.

3)
Batista afirma que os leitores em formação encontram dificuldades para compreender textos em função do modo como "processam as informações gráficas e apreendem unidades sonoras, lexicais, sintáticas e semânticas. Isto ocorre porque, quando o leitor lê com muito esforço, decodificando palavras e prestando atenção em cada uma das letras (ou mesmo em unidades superiores, como sílabas e palavras), sobrecarrega seu cérebro, impedindo que se volte para a compreensão do que está lendo" (BATISTA, 2010, p. 14).

Considerando o contexto, pode-se afirmar que a fim de ajudar o aluno no desenvolvimento de sua fluência leitora o professor pode orientá-lo a:

I – Estudar previamente o texto para depois lê-lo em voz alta para outros interlocutores.

I


Sagot :

Resposta:

1a 2c 3b 4c 5d

Explicação:

Resposta:

Explicação:

1a 2c3b4c5d