Descubra a comunidade do IDNLearner.com e obtenha respostas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

QUESTÃO 03: Saussure apresenta na sua obra Curso de Linguística Geral, as dicotomias: língua X fala; significado X significante; sintagma X paradigma; sincronia X diacronia. No que diz respeito a terceira dicotomia “sintagma X paradigma”
[...] o sintagma é a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior, ou seja, a sequência de fonemas se desenvolve numa cadeia, em que um sucede ao outro, e dois fonemas não podem ocupar o mesmo lugar nessa cadeia. Enquanto que o paradigma para ele se constitui de um conjunto de elementos similares, os quais se associam na memória, formando conjuntos relacionados ao significado (campo semântico) (DUARTE, s./d., on-line, grifo nosso).

Observe as afirmações abaixo:

1) O sintagma é a combinação de palavras que podem ser associadas; portanto, as palavras podem ser comparadas ao paradigma.
2) Quando vamos escrever alguma coisa se escolhe paradigmas que são as palavras; e sintagma é a combinação que fazemos através da escolha.
3) Podemos dizer que paradigma é a escolha dos signos ou palavras e sintagma é a combinação que fazemos com o que escolhemos.
4) Sintagma e paradigma são sinônimos.
É correto o que se afirma em: *

a) 1,2,4
b) 1,2,3
c) 1,3,4
d) 2,3,4
e) 1,4

QUESTÃO 04: Analise as assertivas abaixo:
I. O ato de comunicação é, assim, elaboração, com a intenção de transmitir algo para alguém; e esse alguém deve ter a capacidade de agir sobre esse algo e de compreender as relações estabelecidas entre a língua e a linguagem utilizadas. Em outras palavras, quando se quer comunicação, é preciso observar todos os elementos que envolvem a transmissão da informação, que possam ser elaborados em um sistema, todo organizado, para que se tenha sucesso no ato comunicativo.
II. A comunicação está presente em todas as formas de organização conhecidas a natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação”.
III. Comunicação é algo mais complexo do que se imagina, pois depende de uma competência profunda dos interlocutores em saber organizar e codificar, de forma coerente, todas as dicotomias de Saussure.
Pode-se afirmar: *

a) Apenas o que se diz na assertiva I está correto.
b) Apenas o que se diz na assertiva II está correto.
c) Apenas o que se diz nas assertivas II, III está correto
d) Apenas o que se diz na assertiva III está correto.
e) As assertivas I, II e III estão corretas.

QUESTÃO 05: Leia o trecho a seguir:
“Desde as origens da Linguística do Texto até nossos dias, o texto foi visto de diferentes formas. Em um primeiro momento, foi concebido como: a) unidade linguística (do sistema) superior à frase; b) sucessão ou combinação de frases; c) cadeia de pronominalizações ininterruptas [...]. Já no interior de orientações de natureza pragmática, o texto passa a ser encarado, pelas teorias acionais, como uma sequência de atos de fala; pelas vertentes cognitivas, como fenômeno primariamente psíquico, resultado, portanto, de processos mentais; e pelas orientações que adotam por pressuposto a teoria da atividade comunicativa, como pressuposto a teoria da atividade comunicativa, como parte de atividades mais globais de comunicação [...]” (KOCH, [s./d.], p. 21-22).

O texto, portanto, deixa de ser concebido de forma fechada, sendo abordado considerando o seu planejamento, verbalização e construção. Assim, e considerando os conteúdos estudados no texto da disciplina, analise as afirmativas, a seguir, sobre o texto.

I. O texto é responsável, por intermédio da interação do homem, de atribuir sentido às coisas do mundo.
II. Para que o texto seja uma unidade de sentido, é imprescindível dois sujeitos: quem fala e quem ouve.
III. Um emaranhado de palavras, agrupadas e sem uma ordem estabelecida, é um conceito possível para o texto.
IV. Em um texto, o contexto é de sua importância para o entendimento de sua mensagem.
Está correto apenas o que se afirma em: *

a) II e IV.
b) I e II.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.