IDNLearner.com, sua fonte de respostas comunitárias e confiáveis. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais qualificados.
Sagot :
A última década do século XX destacou-se por seus avanços no campo das ciências da vida, sobretudo nas áreas da biologia molecular, da engenharia genética e da moderna biotecnologia. Desta forma, os diversos ramos do conhecimento humano começaram a reunir descobertas, sustentando diálogos e unindo uma nova e fascinante área de pesquisa, que vem evoluindo todos os dias.
A Biotecnologia iniciou sua presença perante a humanidade com técnicas e resultados gratificantes, como a criação de novos medicamentos, o cultivo de células para a produção de espécies vegetais ao consumo humano, o tratamento do lixo produzido em nossas atividades diárias, as novas técnicas que revolucionaram a genética, a busca pela cura de doenças, novos adubos menos danosos ao ambiente e com menos impacto sobre nossa saúde, logo esses avanços implicam em melhorias na qualidade de vida do ser humano, otimizando de uma maneira racional a forma como se interage com a natureza de modo a suprir as necessidades de sobrevivência.
As novas pesquisas e descobertas no campo da Biotecnologia caminham com rapidez e com crescente carga de responsabilidade, ocupando cada vez mais espaço perante nossa sociedade, ressaltando a relação entre a facticidade e as estratégias do poder. Entre as maiores e melhores pesquisas e descobertas deve-se incluir as patentes biológicas que estão iniciando um novo ciclo que além de priorizar os limites éticos, estabelece uma nova visão entre a vida humana e a exploração econômica.
A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), tem ajudado e muito para a melhor compreensão no assunto, entendendo que a biotecnologia é toda a tecnologia que utiliza sistemas biológicos e organismos vivos ou até mesmo seus derivados para a criação ou modificação de produtos ou processos para usos específicos. No entanto, atualmente alguns estudiosos da área já conseguem encontrar dois tipos de biotecnologia: a tradicional e a moderna.
A biotecnologia tradicional foi aquela estudada a dez anos atrás, que também trouxe suas novidades e surpreendeu a humanidade, mais o destaque atual é a biotecnologia moderna vista como a fusão de resultados das técnicas da engenharia genética, em síntese seria, o estudo complexo das moléculas que diante de combinações genéticas, geram os organismos vivos modificados (OVMs), sendo sua pioneira previsão internacional o Protocolo de Cartagena.
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. IDNLearner.com é sua fonte para respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.