IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas, independentemente da complexidade.
Sagot :
A citação é um ferramenta textual para que você dê credibilidade ao que escreveu. Ela é uma parte de um texto consultado por você e pode ser utilizada em diversos textos, inclusive, na redação do Enem!
Pois é, se você está na saga de se preparar para este exame e demais vestibulares, fique atento às citações, elas podem ser um diferencial em sua prova escrita.
exemplo:
1. Citação direta
A citação direta é aquele que você se apropria das palavras do autor diretamente. Para isso, você deve utilizar as aspas, para indicar que aquele trecho foi escrito por outra pessoa. Além disso, você deverá indicar o nome do autor, antes ou depois das aspas.
A citação direta pode ser de dois tipos: curta (de até 3 linhas) ou longa (mais de 3 linhas). Confira as regras de uso de cada uma delas, abaixo:
1.1 Citação direta curta
A citação curta vem dentro do próprio texto, ela é uma cópia fiel do texto que você pesquisou e deve ser de no máximo 3 linhas. Neste caso é obrigatório o uso das aspas.
1.2 Citação direta longa
A citação direta longa ultrapassa as 3 linhas e, portanto, deve vir separada do restante do texto e com um recuo de 4 centímetros. A fonte da letra deverá ser de tamanho 10, menor que o restante do texto. Além disso, o espaçamento entre as linhas deve ser simples. Aqui, não se usam aspas.
2. Citações indiretas
As citações indiretas são as paráfrases. Aqui você escreve o que outra pessoa disse ou escreveu com suas próprias palavras, portanto, não é necessário utilizar as aspas, mas é imprescindível indicar a fonte.
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. IDNLearner.com é sua fonte para respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.