Participe do IDNLearner.com e encontre respostas comunitárias. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.
Sagot :
Resposta:
Olá! Tentarei explicar sucintamente cada uma das questões. Vamos lá!
1. A Expansão Marítima ocorrida durante os séculos XV e XVI foi o período em que as nações europeias se aventuraram rumo ao Oriente em busca de especiarias, metais preciosos e a difusão do cristianismo. Alguns fatores para os acontecimentos do período também chamado de Grandes Navegações:
- Crises do feudalismo: os fatores que levaram ao fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, tais como o Renascimento urbano e cultural e a peste negra.
- Mercantilismo: ascensão da primeira fase do capitalismo, objetivando uma balança comercial favorável (o valor das exportações supera o valor das importações).
- Queda de Constantinopla: os turcos otomanos tomaram a capital do Império Bizantino, inviabilizando as rotas comerciais pelo Oriente Médio.
- Gênova e Veneza: essas duas cidades italianas consolidaram o seu poder sob o Mar Mediterrâneo, uma também importante rota comercial.
- Renascimento Cultural: com as reformas religiosas, a Igreja Católica precisava recuperar o seu prestígio e o seu poder, necessitando da difusão da fé.
2. c) Portugal e Espanha.
Alguns fatores para cada um dos dois países:
- Portugal: experiência náutica, desenvolvimento de instrumentos de navegação, posição estratégica, Revolução de Avis, sucesso das incursões pelo continente africano. Alguns importantes navegadores portugueses: Vasco da Gama, Bartolomeu Dias e Pedro Álvares Cabral.
- Espanha: unificação dos antigos reinos árabes e apoio dos reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Importante navegador: Cristóvão Colombo.
Posteriormente, Holanda, Inglaterra e França realizaram suas expedições tardias.
3. b) metais preciosos.
Uma das doutrinas do Mercantilismo era o metalismo. Essa doutrina entendia que o acúmulo de metais preciosos, em especial o ouro e a prata, representaria a riqueza de uma nação.
4. O Mercantilismo era a política econômica predominante nos Estados Modernos europeus. Considerado a primeira fase do capitalismo, ele representava a transição do feudalismo para o capitalismo liberal. É uma doutrina voltada para o comércio.
5. Os ventos alísios são ventos constantes e úmidos originários da zona subtropical do planeta, em baixas altitudes. Para a navegação, os ventos alísios são importantes pois movimentam os barcos à vela, característicos da Expansão Marítima. Entretanto, os portugueses desenvolveram as caravelas, embarcações capazes de navegar contra os ventos alísios.
6. O século XVII é conhecido como a Época Dourada da Pirataria. Assim, dizer que o século XVII foi o século da pirataria significa que o período foi de prosperidade para a atividade pirata, ilegal e lucrativa.
Os corsários eram navegadores autorizados por outrem a atacarem navios. Assim, os corsários poderiam atuar tanto a favor de um Estado europeu, atacando embarcações piratas que prejudicassem as expedições marítimas; quanto poderiam estar subordinados à pirataria, atacando as excursões europeias que traziam metais preciosos.
7. d) Estados Unidos.
As treze colônias fundadas por ingleses na América do Norte deram origem aos Estados Unidos. Logo:
- A Inglaterra estabeleceu as Treze Colônias;
- a França estabeleceu alguns domínios na América do Norte;
- o Brasil era dividido em capitanias hereditárias e se distancia das colonizações inglesa e francesa.
9. A diferença da colonização portuguesa da colonização espanhola na América está relacionada à mão de obra escrava. Enquanto os portugueses eram dependentes da escravidão dos povos africanos, os espanhóis escravizavam as populações nativas americanas (maias, astecas e incas).
10. a) Ibéricos: adjetivo dado aos países localizados na Península Ibérica, principalmente Portugal e Espanha.
b) Corsários: navegadores autorizados por outrem a atacarem navios.
c) Metalismo: entendia o acúmulo de metais preciosos como representativo da riqueza de uma nação.
d) Colbertismo: o Colbertismo é o nome dado à aplicação das doutrinas mercantilistas na França. Ele leva o nome de Jean-Baptiste Colbert, o ministro das finanças do rei Luís XIV.
Espero ter ajudado! Bons estudos!
Obrigado por ser parte ativa da nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e respostas. Seu conhecimento é essencial para nosso desenvolvimento coletivo. Para respostas confiáveis, conte com o IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.