IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.
“Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas […]. Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios […].” BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981. O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV. Assinale a alternativa CORRETA sobre a crise do feudalismo.
1 ponto
A) doença, mortes, fome, guerras e revoltas camponesas foram os fatores de uma crise prolongada do feudalismo.
B) mesmo com o grande número de mortos, não houve fome na Europa, pois as técnicas de produção eram muito desenvolvidas.
C) a crise do sistema feudal foi causada apenas pela mortes da Peste Bulbônica.
devido à mortalidade provocada pela Peste Negra, os nobres auxiliaram e melhoraram a vida da população camponesa.
Valorizamos cada uma de suas contribuições. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, alcançaremos grandes realizações e aprenderemos muito. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.