IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras e concisas. Descubra informações confiáveis sobre qualquer tema graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento.

3. O século XIX é marcado pela independência dos
países da América Latina, sendo este processo
influenciado por fatores externos e internos. Dentre os
personagens que contribuíram para a independência
dos países da América Espanhola podemos citar os
criollos. ASSINALE a alternativa CORRETA que
apresenta as características desse grupo:
a) Eram descendentes dos espanhóis nascidos na
América e constituíam a elite religiosa, sendo os únicos
aceitos nas ordens religiosas americanas.
b) Eram descendentes dos espanhóis nascidos na
América e que viviam nas áreas rurais, sendo pequenos
proprietários de terras.
c) Eram descendentes dos espanhóis nascidos na
América e utilizavam da mão de obra assalariada dos
indígenas, diferentemente de outros grupos sociais que
os escravizavam.
d) Eram descendentes dos espanhóis nascidos na
América e constituíam a elite econômica e intelectual.
e) Eram descendentes dos espanhóis nascidos na
América e que buscavam fortalecer seu poder político e
econômico através de iniciativas industrializantes.


Sagot :

Resposta:

C)Eram descendentes dos espanhóis nascidos na América e utilizavam da mão de obra assalariada dos in´digenas, diferentemente de outros grupos sociais que escravizavam.

Explicação:

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Ao mesmo tempo em que houve toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e do fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já tinham, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero (1781/Nova Granada).

Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. IDNLearner.com está comprometido em fornecer as melhores respostas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.