IDNLearner.com, onde especialistas e a comunidade se encontram para responder às suas perguntas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

AJUDA PFV TENHO SO ATÉ 17:00 PARA ENTREGAR (GEOGRAFIA 8° ANO)
2 PERGUNTAS

Nos últimos trinta anos, o Brasil passou por uma forte transição demográfica, com o aumento da expectativa de vida e a redução da taxa de fecundidade. Esse processo já havia ocorrido na Europa, onde as mudanças foram desencadeadas há muito tempo pelo advento da industrialização. Aos poucos, desde o início do século XIX, o número de filhos foi sendo reduzido, aliás até o ponto de tomar-se um problema no continente europeu (voltaremos ao tema posteriormente). No Brasil, essa mudança foi brusca.
Reitera-se, assim, que nas últimas três décadas o Brasil registrou uma queda da taxa de natalidade mais intensa do que a queda da taxa de mortalidade. Consequentemente, o índice de crescimento vegetativo caiu de 2,5% ao ano em 1960 para 1,38% em 1996. Atualmente, é de 1,32%. Essa drástica redução do índice de crescimento vegetativo alterou profundamente o perfil da pirâmide etária brasileira nas últimas décadas. Veja: Assim, ao longo dessas décadas, nota-se nas pirâmides: estreitamento da base, que evidencia a queda das taxas de natalidade; houve uma sensível redução da proporção de jovens entre O e 14 anos rias últimas décadas: 38,24% em 1980; 34,73% em 1991; 29,60% em 2000; alargamento do topo, como reflexo direto da elevação da expectativa de vida. De fato, a proporção de adultos (20 a 59 anos) e idosos (60 anos ou mais) está aumentando. Leia o quadro abaixo: A análise da pirâmide etária deixa claro o rápido envelhecimento da população brasileira. Vimos que, em 2000, a população superior a 65 anos atingiu 5,85% do total, índice superior aos 4,83% em 1991 e 4,01% em 1980. Esse fenômeno, evidentemente, gera sérios problemas na área da previdência social caso o envelhecimento da população continue ocorrendo, será preciso considerar novas formas de aposentadoria, uma vez que a população contribuinte deverá financiar um número maior de aposentados.
Desse modo, constata-se que o aumento da população idosa é um dos fatores que contribuem para aumentar o déficit das contas do país. Como resultado, haverá maior endividamento e, portanto, um agrava mico da crise econômica. Também significa que haver á menos recursos públicos para serem destinados aas setores sociais, como saúde, educação, moradia, segurança, saneamento básico, transporte etc., o que, evidentemente, reproduziria e agravaria as condições & subdesenvolvimento do Brasil.


Com base em seus conhecimentos e no texto responda:
1)Quais as causas principais para a diminuição das taxas de natalidade, e crescimento vegativo no Brasil ?
2)Por que essas diminuições só foram sentidas no Brasil recentemente? E por que foram sentidas na Europa em meados do século XX?

so responta se souber não vem com (vsukahshvhjdzlk) so para ganhar ponto não


Sagot :

Resposta:

1 - Urbanização, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, entre outros.

2 - O Brasil ocupa, na atualidade, o quinto lugar em número de população. O número de habitantes do Brasil é resultado de um acelerado processo de crescimento natural ou vegetativo que ocorreu a partir do século XIX e foi incrementado no transcorrer do século XX, resultado dos elevados índices de natalidade e da imigração que ocorreu no país.

Sem dúvida, o período que houve maior crescimento populacional no Brasil foi no decorrer do século XX, no início desse as condições médico-sanitárias eram precárias e apesar do elevado número de nascimentos havia paralelamente um grande índice de falecimentos.

Explicação:

Espero ter ajudado!