Descubra a comunidade do IDNLearner.com e obtenha respostas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Proponho que seja feito um resumo, com suas palavras ou pesquisa da internet identificada, de cada um dos itens estudados no PET do 2º bimestre relacionados abaixo:
1- INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
2- CADEIA ALIMENTAR E TEIA ALIMENTAR 3-FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA 4-FLUXO DE MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS 5-BIOMA
6- BIOMA: FLORESTA AMAZÔNICA
7-BIOMA: MATA ATLÂNTICA
8-BIOMA: CERRADO
9- BIOMA: PAMPA
10- BIOMA: CAATINGA
11- BIOMA: PANTANAL

por favor me ajudem​


Sagot :

Resposta:

1) Introdução à ecologia:

I) Indivíduo-> exemplar de uma espécie.

II) espécie-> conjuntos de indivíduos semelhante.

III) população-> conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam determinada área, em determinado período.

IV) comunidade/biocenese-> conjunto de populações que coexistem.

V) ecossistema-> conjunto de comunidades e um ambiente físico. ex: lagoa, deserto.

VI) biosfera-> conjunto de ecossistemas. Porção onde existe vida.

VII) habitat-> local onde espécie pode ser encontrada.

VIII) nicho ecológico-> papel desempenhado p/ organismo no ecossistema.

IX) ecótono-> região de transição entre dois ecossistemas.

X) bioma-> conjunto de ecossistemas com características uniformes.

2) Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros. Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interligadas entre si. É também chamada de rede alimentar. A teia alimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema. Ecossistema é o local ou meio ambiente em que se desenvolvem relações mútuas entre todos os seres que nele habita.

3) Os ecossistemas são sistemas abertos caracterizados pelas entradas e saídas de energia. Este fluxo de energia é fundamental para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas e é expresso como a quantidade de energia que flui entre os organismos de uma comunidade biológica. A principal fonte de energia é proveniente do sol. Os organismos fotossintetizantes, como as plantas e algas, transformam esta energia solar em energia química, utilizando-a na síntese de matéria orgânica através do processo de fotossíntese...

4) O fluxo de matéria, ou biomassa, está diretamente relacionado com o fluxo de energia em um ecossistema, isso porque ao se alimentar para adquirir energia e outros compostos, o organismo ingere uma quantidade de biomassa pertencente ao organismo que ele consumiu. De forma mais comum, em um ecossistema, a quantidade de biomassa ou matéria pertencente ao nível trófico dos produtores é maior e, à medida que se avança para os níveis tróficos posteriores, a quantidade de matéria tende a diminuir.

5) Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

6)Além do seu vasto território, outra característica que impressiona é a sua biodiversidade. Na Amazônia existem cerca de 2500 espécies de árvores e de 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes em toda a América do Sul.

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e a sua conservação é tema de discussões e financiamentos internacionais, especialmente pela sua importância na regulação da climática global.

7) A Mata Atlântica é um bioma composto por um conjunto de florestas e ecossistemas que corresponde a 15% do território brasileiro. Desde 1500, essa área vem sofrendo com o desmatamento, as queimadas e a degradação do ambiente. É por isso que, atualmente, a vegetação corresponde a apenas 7% da mata original, com árvores de médio e grande porte, constituindo uma floresta densa e fechada.

8) O bioma Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro em extensão e a mais rica savana do mundo em biodiversidade. O clima predominante no cerrado é tropical sazonal caracterizado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca.

A vegetação é, em sua maior parte, semelhante à de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos.

9) O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a vegetação do Bioma Pampa pode ser dividida em:

Estepe

Savana Estépica

Floresta Estacional Semidecídua

Floresta Estacional Decidual

Formações Pioneiras

Floresta Estacional

10) O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, "mata branca". Esse nome faz referência a cor predominante da vegetação durante a estação de seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas para diminuir a transpiração e evitar a perda de água armazenada. No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.

A vegetação da caatinga constitui um tipo de vegetação adaptada à aridez do solo e a escassez de água da região. Dependendo das condições naturais das áreas em que se encontram, apresentam diferentes características.

Explicação:

Peguei os assuntos no site da Toda Matéria.