Descubra as respostas que procura no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

ME AJUDEM PRECISO FAZER UMA REDAÇÃO FALANDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS E SUAS APLICAÇÕES.

ME AJUDEMMM PFVVVVV​


Sagot :

Resposta:

Formas geométricas

O estudo das formas geométricas desenvolveu vários conceitos importantes, como o estudo dos polígonos, figuras planas fechadas por poligonais, e também dos poliedros, sólidos geométricos espaciais que possuem faces formadas por polígonos.

Além dessas formas geométricas, existe, na geometria plana, os que não são polígonos, como a circunferência, e, na geometria espacial, existem os não poliedros, como os corpos redondos, entre outros sólidos. Além dessas formas geométricas, existem os fractais, figuras geométricas criadas com um padrão: ao aumentar-se a escala, as partes da figura sempre serão iguais à figura em si, possuindo padrões matemáticos infinitos em sua composição.

A geometria estuda essas formas para explicar os formatos da natureza e do meio em que vivemos.

O que são formas planas?

Grande parte da geometria, conhecida como geometria plana, é desenvolvida em um universo bidimensional. Temos como formas planas quaisquer figuras que possuem duas dimensões, como um quadrado, uma circunferência ou até mesmo a representação de uma estrela bidimensional, como estamos habituados a ver. Nas formas planas, existe a classificação entre polígonos e não polígonos.

  - Polígonos -

Para que uma forma plana seja considerada um polígono, ela precisa respeitar alguns critérios. A definição de polígono é que se trata de uma figura plana fechada por seguimentos de reta. Em um polígono, esses seguimentos de reta não podem cruzar-se.

Alguns polígonos são amplamente estudados, desenvolvendo-se fórmulas para cálculos de área e perímetro, além do estudo de suas propriedades. Os principais polígonos são:

  - triângulo

  - quadrilátero

  - pentágono

  - hexágono

                                               Não polígonos

Nem todas as figuras planas podem ser classificadas como polígonos, sendo assim as conhecemos como não polígonos. Para não ser um polígono, basta não satisfazer uma das características da sua definição, por exemplo: se a figura plana tem curvas ou se os segmentos interceptam-se ou então se a figura não for fechada, ela não será um polígono. Círculos e setores circulares são exemplos de não polígonos bastante presentes em nossa realidade.

Explicação passo a passo: