IDNLearner.com, o lugar para obter respostas claras. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes e resolver suas dúvidas.

4- Explique porque o autor Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial, antecipa que a revolução mudará o mundo como o conhecemos ? ​

Sagot :

Resposta:

Mudará o mundo como conhecemos devido o fato de que impactarão em como somos e como nos relacionamos até nos lugares mais distantes do planeta. Esta revolução afetará o mercado de trabalho, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda. Suas consequências impactarão a segurança geopolítica e o que é considerado ético.

Explicação:

Veja bem, atualmente já é possível vermos a inserção da tecnologia no cotidiano, nas indústrias etc tipo IoT (internet das coisas) que é um dos pilares da indústria 4.0 ou quarta revolução industrial e pode ser vista em casas ou indústrias que fazem uso da IA (inteligência artificial).

(Apenas um exemplo simples de compreender).

Onde eu quero chegar?

Essas mudanças perceptíveis, se comparar o cenário atual com a primeira revolução onde se tinham as máquinas à vapores, podemos observar que não se trata de um desdobramento, mas do encontro desses desdobramentos. Ou seja, representa uma mudança de paradigma e não mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.

Schwab até diz que "A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital (anterior)".

Porém, o que por um lado ter às tecnologias à favor é algo positivo, por outro tem-se também o lado negativo. Visto que "O futuro do emprego será feito por vagas que não existem, em indústrias que usam tecnologias novas, em condições planetárias que nenhum ser humano já experimentou", diz David Ritter, CEO do Greenpeace Austrália/Pacífico em uma coluna sobre a quarta revolução industrial para o jornal britânico The Guardian.

Sem contar que nem todos veem o futuro com otimismo. Pesquisas refletem as preocupações de empresários com o "darwinismo tecnológico", onde aqueles que não se adaptam não conseguirão sobreviver.

E se isso acontece a toda velocidade, como dizem os entusiastas da quarta revolução, o efeito pode ser mais devastador que aquele gerado pela terceira revolução.