Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter as respostas de que precisa. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros.

4 (PUC-Campinas) Atenção: Para responder a esta questão considere o texto apresentado abaixo.
Cientistas sabem da existência de fontes termais submarinas desde a década de 70. Os sistemas conhecidos como chaminés negras, ou fumarolas, são os mais comuns. (…) Nessas chaminés, a água pode atingir temperaturas superiores a 400 ºC, devido à proximidade de rochas magmáticas. Com pH semelhante ao do suco de limão, ela libera sulfetos, ferro, cobre e zinco, à medida que se infiltra nas rochas vulcânicas abaixo do solo marinho. Quando esse fluido ebuliente e ácido sobe novamente à superfície, é expelido pelas chaminés na água gelada das profundezas do mar, onde os sulfetos de metal dissolvidos resfriam rapidamente e precipitam, produzindo uma mistura escura, parecida com nuvens de fumaça negra. (…) Apesar da agressiva composição química da água ao seu redor, há uma profusão de animais exóticos, como os gigantescos vermes tubiformes (Riftia), desprovidos de boca e intestinos. Essas criaturas florescem graças a uma associação simbiótica com bactérias internas, que consomem o venenoso gás sulfeto de hidrogênio que emana dos orifícios.
(Revista Scientific American Brasil, janeiro de 2010, p. 42)
As fontes termais submarinas constituem um ambiente favorável para o estudo da origem da vida em nosso planeta.
I. Para alguns pesquisadores, essas condições se assemelham ao ambiente inicial, que foi favorável à formação e integridade de moléculas orgânicas, e que existiu nos primórdios da evolução biológica.
II. Para outros pesquisadores, a água rica em gás sulfeto de hidrogênio seria uma fonte de nutrientes e energia para que os primeiros organismos produzissem seu alimento. As informações acima estão relacionadas com duas hipóteses distintas sobre a origem da vida. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
a) refere-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos fotossintetizantes convertiam H2 O e CO2 em compostos orgânicos mais complexos e ricos em energia química.
b) refere-se à hipótese heterotrófica, segundo a qual os primeiros organismos se alimentavam de compostos orgânicos formados de forma abiótica a partir de compostos simples.
c) está relacionado à panspermia, hipótese segundo a qual a vida teria surgido fora do planeta e semeada aqui por meteoritos vindos do espaço sideral.
d) relaciona-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reações químicas inorgânicas.
e) está associado à hipótese simbiótica, segundo a qual organismos eucarióticos primitivos incorporaram bactérias que passaram a funcionar como mitocôndrias e cloroplastos


Sagot :

Sobre as hipóteses sobre a origem da vida, temos que a afirmativa correta é a letra d) relaciona-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reações químicas inorgânicas.

A hipótese autotrófica corresponde a uma das teorias utilizadas para a explicação de como os primeiros seres vivos terrestres conseguiam os nutrientes que iriam possibilitar a sua vida. E a hipótese heterotrófica diz que os primeiros seres vivos eram bastante simples e não tinham grandes ferramentas para os processos fisiológicos.

As evidências que apoiam a hipótese autotrófica são diversas descobertas científicas recentes relacionadas às bactérias quimiossintetizantes que se encontram em regiões inóspitas da Terra. Já as evidências que apoiam a hipótese heterotrófica são o fato de que se comprovou que os primeiros organismos tinham um funcionamento bem simplificado.

Bons estudos!