IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Descubra respostas detalhadas para todas as suas perguntas com nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo em qualquer tema que precisar.

A relação da colônia com a metrópole começou a ficar extremamente tensa a partir do século XVIII, principalmente por conta de algumas medidas adotadas pela Espanha na busca por enriquecer apenas a metrópole. A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis que possuíam privilégios, tais como, cargos políticos, a riqueza e as melhores propriedades) e os criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones e buscavam a liberdade política e comercial) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide. A Independência da América Espanhola foi motivada pela também pela insatisfação colonial com a metrópole, pelas ideias iluministas, pelo desenvolvimento da Revolução Industrial, pela Revolução Francesa, pela Independência dos Estados Unidos da América e pelo Império Napoleônico que desestabilizou o governo espanhol.

1. Qual o principal interesse da metrópole espanhola com relação às suas colônias na América?

2. Quem eram os criollos?

3. Quem eram os chapetones?

4. Escreva quatro fatores que influenciaram no processo de independência das colônias espanholas na América.​


Sagot :

1 - O ouro e riquezas.

2 - Eram filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones e buscavam a liberdade política e comercial.

3 - Eram espanhóis que possuíam privilégios, tais como, cargos políticos, a riqueza e as melhores propriedades.

4 - Os ideais iluministas, a opressão estabelecida pelas coroas europeias, o poder absolutista e o surgimento de cidadãos nacionalistas são os quatro fatores que influenciaram na independência das colônias espanholas na América.