Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

diga as diferenças entre vírus e bactérias,
e diga se ambos são micróbios ou não?​


Sagot :

Resposta:

Bactérias são seres unicelulares procariontes (isso é, não tem um núcleo, seu material genético fica espalhado no citoplasma), já os vírus são apenas o material genético (DNA ou RNA, mas já foi encontrado vírus com ambos, DNA+RNA, o Citomegalovírus). Os vírus não tem metabolismo fora de uma célula hospedeira, ou seja, são parasitas intracelulares obrigatórios e tomam o controle do material genético da célula infectada para fazê-la trabalhar para ele, fazendo novas cópias dele mas, como foi dito, quando ele está fora da célula, tudo que ele pode fazer é infectar uma nova célula-alvo, não fazem nada além disso. São considerados micróbios. Apesar da divergência de opinião entre cientistas sobre o vírus ser ou não um ser vivo por ser um parasita somente ativo dentro da célula hospedeira, não há nenhuma convenção coletiva que tenha chegado a um acordo, por isso chegou-se a seguinte convenção: ativo ou inativo (dentro ou fora da célula).

Explicação:

Resposta:Bactérias são seres vivos do reino monera, e os vírus não têm reino, pois não são considerados seres vivos. O termo "micróbio" se refere à vida (bio), portanto não seria correto utilizar o termo para os vírus.

As bactérias são seres vivos que pertencem ao reino monera, e uma característica muito específica é que seu material genético (DNA) fica disperso no citoplasma, pois não possuem uma carioteca por serem procariontes. Além disso possuem uma parede celular protetora composta de peptideoglicanos.

Os vírus são organismos parasitas obrigatórios, o que significa que eles são metabolicamente inativos quando não estão parasitando alguma célula, pois não possuem célula.

Por não terem a capacidade de exercer seu metabolismo sem hospedar uma célula animal ou vegetal, muitos cientistas não os consideram seres vivos. Afinal, para que ele possa efetuar suas atividades que o classificariam como ser vivo (reprodução, metabolismo e evolução) ele depende do "maquinário" de outro organismo.

Explicação:

Espero ter ajudado