IDNLearner.com, onde especialistas e a comunidade se encontram para responder às suas perguntas. Descubra informações confiáveis sobre qualquer tema graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento.

No século XI, Guilherme, O conquistador, duque da Normandia(região do norte da França) conquistou a Inglaterra e se tornou rei com o título de Guilherme I. Durante seu reinado, ele exigiu que todos os senhores feudais prestassem juramento de fidelidade apenas ao rei, dividiu as terras inglesas em condados e nomeou funcionários reais (os xerifes) para administrá-los. Além disso, proibiu as guerras particulares entre a nobreza. Com essas medidas, o rei Guilherme submeteu a nobreza, dando início ao processo de fortalecimento do poder real inglês. A conquista da Inglaterra liderada por ele foi registrada em uma famosa obra de arte chamada: * 2 pontos CARTA MAGNA DE 1215 ILUMINURA DO SÉCULO XIII REPRESENTANDO O REI EDUARDO I ESTÁTUA DE RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO TAPEÇARIA DE BAYEUX


TP EM PROVA PFVRRR​


Sagot :

Resposta:

É a Tapeçaria de Bayeux que atualmente se encontra no Musée de la Tapisserie de Bayeux, na Normandia.

Explicação:

A Tapeçaria de Bayeux é um imenso tapete bordado, datado do século XI, que descreve os eventos-chave da conquista normanda da Inglaterra por Guilherme II da Normandia, notadamente a batalha de Hastings (14 de outubro de 1066). Quase a metade das cenas, no entanto, descrevem fatos anteriores à própria batalha. Embora muito favorável a Guilherme, o Conquistador (a ponto de ser considerada como uma obra de propaganda), a tapeçaria tem um inestimável valor documental acerca do século XI na Inglaterra e na Normandia, incluindo vestuário, castelos, navios e condições de vida da época. Nesse sentido, constitui-se em um raro exemplo da arte românica profana.

Em 1729, a tapeçaria foi redescoberta por estudiosos, quando estava sendo exibida na Catedral de Bayeux. Atualmente a obra se encontra no Musée de la Tapisserie de Bayeux, na Normandia, e está inscrita desde 2007 na Memória do Mundo pela UNESCO.