Conecte-se com a comunidade do IDNLearner.com e encontre respostas. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

Fazer uma produção de texto explicando como as drogas podem ser prejudiciais para a saúde dos seres humanos. *
socorrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo


Sagot :

Esse relatório destaca ainda o impacto das consequências das drogas sobre as camadas populares e mais vulneráveis ​​da sociedade. Assim como ocorre nos países desenvolvimentos, no terceiro mundo, as pessoas mais pobres são as que sofrem os piores efeitos do consumo das substâncias psicoativas.

Os dados desse relatório evidenciam que o uso de drogas é maior entre jovens de 18 a 25 anos. Para aqueles que ainda estão em fase de crescimento, o impacto é mais prejudicial, já que o lobo frontal, área responsável pelo comportamento, ainda não está totalmente formada.

Fatores de risco

Para melhorar a compreensão do assunto é necessário estar a par das condições que representam fatores de risco para o uso de drogas. Veja quais são!

Traumas e adversidades na infância (abuso e negligência)

Um dos fatores que mais influenciam os adolescentes e jovens e os tornam mais propensos ao consumo de substâncias ilícitas é o histórico de traumas ou de abuso na infância.

Crianças que sofreram maus tratos, foram negligenciadas pelos pais ou tiveram uma vida muito difícil têm uma forte tendência a alimentar esses traumas e a se tornarem revoltadas.

Alguns desses indivíduos tornam-se reclusas em si mesmo, não conseguem expor os sentimentos e, à medida que alcançam mais idade, a situação piora ainda mais. Por isso, essas adversidades podem ser consideradas o pilar para o envolvimento precoce com o vício.

Distúrbios mentais

A instabilidade psíquica é um dos problemas que motivam as pessoas à procura de drogas. Sobretudo, os indivíduos em condição social mais vulnerável, como os moradores de rua, tendem a buscar nessas substâncias o alívio para o sofrimento.

Porém, mesmo entre as classes mais privilegiadas há pessoas com doenças mentais ou emocionais que levam ao abuso de entorpecentes. O maior perigo é que a associação entre drogas e doenças mentais gera um ciclo vicioso: a doença é vista como causa e também como consequência das drogas na vida desses sujeitos.

Pobreza

O livre acesso às drogas ocorre em todos os lugares e expõe a sociedade ao risco dos impactos negativos resultantes desse problema. Entretanto, nas regiões habitadas por pessoas menos favorecidas, a disseminação desse hábito é bem maior.

Outras questões de ordem estrutural — como a fome, o desemprego e a falta de estrutura familiar — também contribuem para piorar a situação. O desequilíbrio emocional também estimula a adesão ao vício, condição que pode gerar quadros de violência e de agressividade.

Uso por colegas

Além da disponibilidade de drogas, outro fator de motivação ao consumo é a convivência com pessoas ou com grupos de usuários. Jovens e adultos que moram nas proximidades dos locais de acesso aos entorpecentes ou convivem com pessoas viciadas tornam-se mais vulneráveis ao vício.