Faça suas perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.

Que medida foi tomada pelo governo para acabar com a peste bubônica? Ela foi bem aceita?

Sagot :

Resposta:

Para combater a epidemia de peste bubônica, empreendeu uma série de medidas que incluíram o isolamento de doentes, notificação compulsória de casos positivos, captura de vetores, além de uma larga campanha de saneamento, que reduziu a incidência de ratos (cujas pulgas transmitiam a peste).

As medidas tomadas pelo governo nunca são bem aceites.

Explicação:

No verão de 1900, a peste bubônica apareceu pela primeira vez em terras cariocas, fazendo vítimas a partir de janeiro daquele ano. No entanto, alguns meses antes de chegar à então capital da República, a doença já causava apreensão junto às autoridades de saúde, à medida que se aproximava da cidade. Juntamente com esse temor, a peste acabou ensejando um profícuo debate, trazido a público pelo Jornal do Commercio , a partir de entrevistas, cartas e pronunciamentos de duas autoridades sanitárias da época – o diretor-geral de Saúde Pública, Nuno Ferreira de Andrade (1851-1922), e o diretor de Higiene e Assistência Pública do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Alberto Leite Pinto. No cerne da discussão, estavam as medidas tomadas pelo governo federal para impedir a chegada da moléstia ao Brasil e a gama de argumentos, científicos, políticos e econômicos que os personagens envolvidos no debate mobilizaram com o objetivo de defendê-las ou rechaçá-las.