Junte-se ao IDNLearner.com para acesso a respostas de especialistas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

No caso da mulher burguesa, [..] seu foco corporal é indiscutivelmente a beleza. Utilizando-se de um arsenal sofisticado de técnicas, seu corpo se transforma num corpo voltado para o consumo e o prazer. Situação muito diferente é a das camponesas da Zona do Agreste pernambucano, entre as quais o foco corporal não é a beleza, mas sim a força. Sentem-se relativamente bem quando têm energia para suportar a pesada carga de trabalho a que estão expostas. Mas, alarmante é a situação das camponesas da Zona da Mata (também de Pernambuco), [..] exercem uma jornada tripla de trabalho, cortando cana, cuidando do roçado e da casa. São magérrimas, sofrem de velhice precoce, são desdentadas e muitas trabalham feridas. Mantêm uma relação frágil e alienada com o próprio corpo.
MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo. Sso Paulo: Papirus, 1987 (adaptado).
O texto apresenta três percepções sobre o corpo das mulheres, considerando o(a)
A segmento social a que pertencem.
B interação entre trabalho e beleza corporal.
C omissão a que seus corpos estão sujeitos na sociedade.
D necessidade de inserção no meio social em diferentes culturas.

#ProvaENCCEJA2017


Sagot :

A alternativa mais adequada é a A, pois são citadas três mulheres que lidam de maneiras diferentes com a visão que têm do próprio corpo. Esta visão atravessa o segmento social ao qual pertencem, pois é embasada nesse que a visão social das mulheres é construída.

Para a mulher burguesa, o seu foco corporal é a beleza, para a camponesa da Zona do Agreste de Pernambuco, seu foco é a força. Já para a camponesa da Zona da Mata, a situação é alarmante, pois mantém uma relação frágil e alienada com o próprio corpo, por estarem submetida a condições de trabalho precárias.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/8075702

View image Julialiri