IDNLearner.com, um lugar para respostas rápidas e precisas. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, projetada para ser precisa e abrangente.

A poética barroca, com a sua valorização do raro, do novo, do insólito, visava provocar a admiração, a maravilha, o deslumbramento do receptor. A argúcia intelectual que descobre nexos originais entre as coisas, entre as palavras, e a linguagem requintada em que essas relações se exprimem, constituem as duas faces inseparáveis da concretização do “conceito” seguindo a poética barroca. E como tem sido apreciada esta literatura? Nem sempre com o interesse que merece. Tratando-se período de intensa produção textual.

PIRE, M. L. G. História crítica da literatura portuguesa [Maneirismo e Barroco]. In: BETTIOL, M. R. B. Enganos e Desenganos: A invenção do conceito de Barroco Literário e sua representação nas Histórias das Literaturas Luso-Brasileiras do Século XX. Puc – RS, Porto Alegre, 2002.

O período Barroco é profícuo e repleto de manifestações artísticas singulares. Isso posto, analisando o excerto apresentado e tendo em vista as características desse movimento, avalie as afirmações a seguir.

I.O Barroco configura-se como um período de intensa tensão cultural e artística por representar traços da religião e da razão.
II. O Barroco é marcado por dois estilos de escrita bem característicos: o cultismo e o conceptismo.
III. O Barroco é marcado em sua essência por uma linguagem acessível e clara, proposta evidenciada pela literatura clássica.
IV. O Barroco literário concentra em sua linguagem rebuscada o cerne de sua expressividade temática e estilística.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

I e II, apenas.
Alternativa 3:

II e III, apenas.
Alternativa 4:

III e IV, apenas.
Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.


Sagot :

Resposta:

alguém sabe a resposta, estou precisando também

Resposta:

Acredito que seja a alternativa 4. I, II e IV. Não tenho certeza da I, mas II e IV estão corretas.

Explicação: