IDNLearner.com, sua fonte de soluções rápidas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar em seu dia a dia.

Desafio Valorizar o lúdico nos processos de aprendizagem significa, entre outras coisas, considerá-lo na perspectiva das crianças. Para elas, apenas o que é lúdico faz sentido. Em atividades necessárias como dormir, comer, beber, tomar banho, fazer xixi, por exemplo, é comum as crianças introduzirem um elemento lúdico. Com base nessa premissa, introduza um elemento lúdico na rotina de alimentação de uma turma de educação infantil, para que as crianças possam desenvolver bons hábitos alimentares. Descreva a sua estratégia explicando-a passo a passo como se estivesse fazendo um manual para um professor novato. Escreva sua resposta no campo abaixo:

Sagot :

Resposta:

brincar é um processo ludico

Explicação:

É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 1. conviver, 2. brincar, 3. participar, 4. explorar, 5. expressar e 6. conhecer-se.

 

A partir dos seis direitos, a BNCC estabeleceu também os campos de experiência, fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver:

O eu, o outro e o nós;

Corpo, gestos e movimentos;

Traços, sons, cores e formas;

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, momento em que ela exercita todos os seus direitos e estabelece contato com os campos de experiência, como protagonista de seu desenvolvimento.

Particularmente, as brincadeiras têm um papel destacado nas Escolas Democráticas, cuja preocupação principal é a adaptação entre as novas gerações e as formas de trabalhar na Educação Infantil.

Resposta:

DESAFIO

Explicação:

Manter conversas constantes com as crianças sobre seus alimentos preferidos, e tente registrar tudo o que é mais consumido pela família para tentar identificar semelhanças entre os hábitos alimentares para incentivar uma melhor alimentação.

Durante essa mudança de rotina, deve-se mostrar aos pequenos que alguns alimentos devem ser consumidos com mais moderação, como, por exemplo, refrigerantes, doces, balas, chocolate, salgadinhos, pizza, lanches etc.

É possível, ainda, trabalhar com atividades dentro da temática alimentação saudável infantil, principalmente em casos mais difíceis, como de crianças já obesas ou que não aceitam comida saudável.

Algumas ideias para uma alimentação saudável na educação infantil são:

• Elaborar jogos de memória com imagens de legumes, verduras e frutas, recortadas pelas próprias crianças;

• Brincar de identificar frutas e legumes (mais saborosos) através de tato e olfato;

• Conversar sempre sobre as preferências das crianças e comprar novas opções para degustação;

• Separar alguns recortes de alimentos saudáveis e pedir para que a criança monte um prato com figuras que representem uma refeição completa;

• Ainda com relação às frutas, realize uma “oficina” de salada de frutas para ensinar a receita dessa sobremesa aos pequenos. Sugira que eles separem as frutas por tamanho e cores;

• Com relação às verduras, chame as crianças para aprender uma receita de salada com verduras folhosas, explorando cores e texturas diferentes;

• Com relação aos legumes, através de tutoriais na internet, é possível confeccionar carimbos usando batatas, o que estimula a criança a conhecer melhor esse alimento. Também, é possível chamar os pequenos para ajudar em uma receita de sopa de legumes (que pode ficar bem gostosa se bem temperada);

• Com relação às hortaliças, seria bem interessante levar os filhos para conhecer uma horta nos arredores da cidade, e mostrar os cuidados que é preciso ter ao manusear os alimentos, além de sempre lembrá-los o quão importante é comer alimentos saudáveis e naturais. Faça uma degustação com alface, tomate e cenoura, e depois peça para a criança fazer um desenho daquilo que mais gostou.