Faça suas perguntas e obtenha respostas claras no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos do conhecimento.

1- O poder já foi objeto de análise por vários pensadores e em diferentes épocas da histórica, e o filósofo francês Michel Foucault entende como forma de disciplinar os corpos e que o poder se desenrola:

a) na esfera pública.
b) nas ações políticas.
c) nos espaços privados.
d) nas complexas microrrelações.
e) numa situação hierárquica.

2- Num jogo de dominação política o filósofo alemão Karl Marx vê o poder como embate entre classes diferentes. Ou seja, para Marx, no sistema capitalista, o poder reside nas mãos daquele que possui:

a) ascendência nobre.
b) influência política.
c) um passado vitorioso.
d) um intelecto elevado.
e) os meios de produção.

3- O poder é compreendido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu como representações onde são interiorizados e imitados de forma coletiva os valores, normas, regras, gostos e elementos culturais, como religião, arte, literatura, etc., com a finalidade de moldar a sociedade. Esse processo é chamado por ele de:

a) Habitus.
b) Fato Social.
c) Ação Social.
d) Materialismo Histórico.
e) Positivismo.

4- O filósofo italiano Norberto Bobbio classifica em três as formas o poder que operam na sociedade capitalista, são eles: político, econômico e ideológico. Segundo ele o poder politico, que é oficial e administrado pelo Estado, na verdade é usado para legitimar burocraticamente a posse dos bens materiais e do dinheiro das classes que exerce o poder econômico. Já o poder ideológico tem o objetivo de:

a) conscientizar a sociedade sobre as questões sociais.
b) politizar a população para que participe mais do processo político.
c) criar novas vias e mecanismo de participação popular no campo político.
d) convencer o povo a aceitar controle o estatal e o econômico.
e) viabilizar o acesso do povo à informação.

5- No conceito weberiano de dominação, a legitimação do poder ocorre quando o subordinado aceita, sem resistência, as imposições exercidas pelo dominador. Partido desse princípio, a obediência às leis institucionais estabelecidas em convenções entre os indivíduos de uma mesma sociedade com o aval do Estado é um exemplo de dominação de caráter:

a) política.
b) econômica.
c) estatal.
d) forçada.
e) legal.


Sagot :

1. Foucault entende poder como forma de disciplinar os corpos e que o poder se desenrola:

d) nas complexas microrrelações.

Em Foucault, temos um entendimento de sociedade, formada por um complexo de microrrelações de poderes disciplinares que tem por objetivo controlar os corpos das pessoas, para torná-los úteis e dóceis, trabalhadores e obedientes.

2. Para Marx, no sistema capitalista, o poder reside nas mãos daquele que possui:

e) os meios de produção.

Em Marx, que entende a sociedade na oposição entre classes sociais, o poder se centrava na mão dos donos dos meios de produção ou capital. Estes eram detentores dos empregados, apropriando para si o excedente da produção.

3. O processo de poder, para Bourdieu que tem a finalidade moldar a sociedade é chamado por ele de:

a) Habitus.

O conceito de habitus em Bourdieu, é o poder inserido nas sociedades e que vinculam relações econômicas com posição social e que levam os indivíduos a agirem  de forma harmoniosa dentro de suas classes sociais. Pertence ao que se pensa de si, dos outros e das práticas sociais em que se está incluído: valores, crenças, aspirações, identificações, etc.

4. Para o filósofo italiano Norberto Bobbio o poder ideológico tem o objetivo de:  

d) convencer o povo a aceitar controle o estatal e o econômico.

Em Bobbio, poder é a posse da capacidade para determinar o comportamento do outro. Ele é legitimado na sua aceitação voluntária. Distingue a legitimação pela doutrinação de três formas de poder: o econômico, o ideológico e o político. O poder ideológico fica encarregado de criar ideias ou ideologias, para permanência da realidade social.

5. No conceito weberiano de dominação, a obediência às leis institucionais estabelecidas em convenções entre os indivíduos de uma mesma sociedade com o aval do Estado é um exemplo de dominação de caráter:

e) legal.

Weber parte do modelo ideal para estudar as relações de poder na sociedade. Inclui os conceitos de legitimidade, a aceitação voluntário do poder e legalidade, o poder das leis.

Assim, o poder tem sua legitimidade e se expressa em três formas de dominações: a Legal - instituída, a Tradicional - usual e a Carismática - afetiva.

A dominação legal ou racional tem seu fundamento na aceitação e cumprimento das obrigações instituídas e estabelecidas pelo consenso na forma de leis e regras.

Bons estudos!