IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

O psicopedagogo hospitalar é aquele profissional que, com conhecimento na área da aprendizagem e da saúde, atua em todo o processo de hospitalização, instrumentalizando o paciente a aprender sobre si mesmo, sobre como ajudar-se em sua cura, como e porque aceitar e fazer uso das medicações, bem como atua com o desenvolvimento integral desse paciente e com a manutenção de sua aprendizagem que possibilitará sua reinserção na vida escolar, após o seu processo de alta. Seu papel é também o de locutor nas relações interpessoais da escuta à criança e à sua família, bem como aos profissionais da equipe, através de uma atuação que favoreça o atendimento em uma visão integrada biopsicossocial em saúde.

NASCIMENTO, C. T. A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como, por quê?. Rev. Psicopedagogia, v. 21, n. 64, p. 48-56, 2004.

O psicopedagogo é o profissional que possui em mãos a chave para unir os universos da saúde e educação. A respeito da dinâmica de trabalho do psicopedagogo com os demais profissionais que compõem a equipe responsável pelo atendimento do paciente hospitalizado, analise as afirmativas a seguir:

​I. O trabalho multiprofissional deve ser permeado por diálogo e comunicação constante entre os diferentes profissionais que atuam com o sujeito que está internado.

II. Quando a equipe multiprofissional estabelece um vínculo com o paciente, colabora para o sucesso terapêutico do mesmo.

​​III. No ambiente hospitalar, obter as informações do caso do paciente com o médico, discutir possibilidades de aplicação de planos de ensino e observar as principais demandas do sujeito no momento é de suma importância para a prática do profissional psicopedagogo.

IV. O cuidar e ouvir devem ser praticados somente pelos enfermeiros, médicos e psicólogos do hospital, cabendo ao psicopedagogo apenas tratar dos processo de ensino-aprendizagem do sujeito hospitalizado.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV, apenas.


Sagot :

Resposta:

Respondi letra D

Explicação:

Alternativa 1 e 2, p. 98

Alternativa 3, p. 100

Alternativa 4, p. 101

Resposta:

ALTERNATIVA 4: I, II e III, apenas.

Explicação:

​I. O trabalho multiprofissional deve ser permeado por diálogo e comunicação constante entre os diferentes profissionais que atuam com o sujeito que está internado. (CORRETO)

II. Quando a equipe multiprofissional estabelece um vínculo com o paciente, colabora para o sucesso terapêutico do mesmo. (CORRETO)

​​III. No ambiente hospitalar, obter as informações do caso do paciente com o médico, discutir possibilidades de aplicação de planos de ensino e observar as principais demandas do sujeito no momento é de suma importância para a prática do profissional psicopedagogo. (CORRETO)

IV. O cuidar e ouvir devem ser praticados somente pelos enfermeiros, médicos e psicólogos do hospital, cabendo ao psicopedagogo apenas tratar dos processo de ensino-aprendizagem do sujeito hospitalizado. (ERRAD0)

(PÁG. 101 : "Outro  ponto importante da discussão do trabalho do profissional de saúde em geral, e  aqui incluímos o psicopedagogo que atua no campo hospitalar, é saber ouvir o  sujeito. Muito ouvimos falar sobre o tratamento, o ensino, o sujeito que necessita  aprender e se desenvolver. Porém devemos nos atentar ao conceito de saber ouvir  a demanda do sujeito, ouvir a demanda da equipe médica, ouvir a família. ")

Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.