Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados.

17. Para que existe a liberdade de expressão? Com base no roteiro a seguir, escreva um artigo de opinião sobre esse assunto, parafraseando o texto de Renato Janine.

a) Comece o texto reproduzindo a tese do artigo. Exponha também a ideia popular sobre liberdade de expressão. Observe que essa ideia se expandiu tanto que perdeu o sentido.
b) No segundo parágrafo, escreva sobre o eixo que sustenta a liberdade de expressão, citando como exemplos a democracia e os valores éticos e políticos. Ressalte a necessidade de as pessoas dialogarem.
c) No terceiro parágrafo, aborde a pregação ao discurso de ódio e a incitação à violência, discutindo-as como formas de manifestação da liberdade de expressão. Discorra sobre as mais sólidas democracias do mundo, que reprimem o discurso de ódio e a incitação ao crime.
d) Na conclusão, retome a tese do texto – a liberdade de expressão inclui até mesmo o direito de falar bobagem, mas não o discurso de ódio e a incitação ao crime. Escreva sobre o “fruto admirável” da liberdade de expressão, ou seja, sobre o diálogo, que é a marca da civilização.

me ajudem por favor
eu preciso muito


Sagot :

A liberdade de expressão parte dos direitos do cidadão de uma determinada sociedade, assim como atuar plenamente em seus direitos, podendo dialogar sobre política, cultura e até mesmo aspectos sociais sem represálias.

A democracia faz parte dos aspectos básicos de uma sociedade moderna, onde são pautados direitos e deveres comuns à todos assim como o estabelecimento de direitos humanos e liberdade de expressão.

Um contraponto do que é liberdade de expressão, pode ser visto nas ditaduras, onde os indivíduos perdem sua liberdade de expressão, fato que fere a constituição que determina liberdade à todos os indivíduos.

A constituição brasileira assegura aos cidadãos pleno direito sobre essa ação, que parte da liberdade partir do pressuposto que somos todos diferentes, e, a partir disso, estamos em constante mudança, tornando o papel do estudo científico cada vez mais dinâmico.

Por fim, o estudo da liberdade precisa estar ligado as nossas ações, como uma forma de ponderar nossas ações, e, as ciências humanas estudam a consciência como um estado de percepção do indivíduo em relação ao espaço ao seu redor, podendo ser o próprio funcionamento da sociedade como suas ações perante as circunstâncias.