IDNLearner.com, sua plataforma para perguntas e respostas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

“Puras e raras suas intenções com o destino de Beleza é o do: - Exílio! Bem propriamente, ORPHEU, é um exílio de temperamentos e de arte que a querem como a um segredo ou tormento...
Nossa pretensão é formar, em grupo ou ideia, um número escolhido de revelações em pensamento ou arte, que sobre este princípio aristocrático tenham em Orpheu o seu ideal esotérico e bem nosso de nos sentirmos e conhecermo-nos [...] E assim esperançados seremos em ir a direito de alguns desejos de bom gosto e refinados propósitos em arte que isoladamente vivem por aí.”
(MOISÉS, MASSAUD. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1999, p. 239)

O fragmento acima é a introdução da revista Orpheu, em que Luís de Montalvor, editor responsável, procura fazer a profissão de fé literária de todo o grupo acerca das novas proposições literárias. Após a leitura do excerto é possível caracterizar o Orfismo como
Alternativas
Alternativa 1:

um movimento de resgate das tradições clássicas e medievais, pautando seus valores cristãos.
Alternativa 2:

uma nova forma de entender o mundo e a arte, um resgate dos valores religiosos e tradicionais.
Alternativa 3:

um movimento de ruptura com as tradições e valores ligados a arte literária dos séculos anteriores.
Alternativa 4:

um movimento de inovação e, ao mesmo tempo, tradição, pois propunham novas métricas e estruturas clássicas.
Alternativa 5:

um movimento de cópia dos valores clássicos, uma vez que as monarquias voltavam a vigorar nos países europeus.


Sagot :

Resposta:

Alternativa 3

Explicação:

Fui por eliminação, confia

Resposta:

Alternativa 3

Explicação:

O título da revista remete a Orfeu, o poeta, filho da musa Calíope e de Apolo, na mitologia grega. Orfeu mítico vai ao Hades tentar salvar a sua esposa Eurídice, tendo de trazê-la ao mundo dos vivos, sem, no entanto, olhar para trás. Essa simbologia foi muito importante para os autores do Orfismo, ou a “Geração de Orpheu”, pois tal geração não deveria olhar para trás, esquecendo a tradição, empenhando forças e foco no futuro.

Tirei do livro Unicesumar pag. 145