Junte-se ao IDNLearner.com e obtenha respostas especializadas. Descubra respostas detalhadas para todas as suas perguntas com nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo em qualquer tema que precisar.

Vénus
Neste poema, o eu lírico cria uma inesperada imagem de mulher, explicitando um tema muito explorado pelos simbolistas.

À flor da vaga, o seu cabelo verde,
Que o torvelinho enreda e desenreda...
O cheiro a carne que nos embebeda!
Em que desvios a razão se perde!

Pútrido o ventre, azul e aglutinoso,
Que a onda, crassa, num balanço alaga,
E reflui (um olfato que se embriaga)
Como em um sorvo, múrmura de gozo.
O seu esboço, na marinha turva...

De pé flutua, levemente curva;
Ficam-lhe os pés atrás, como voando...
E as ondas lutam, como feras mugem,

A lia em que a desfazem disputando,
E arrastando-a na areia, co’a salsugem.

4. Ao longo do soneto, quais expressões são utilizadas para caracterizar a mulher apresentada? Qual a importância dos adjetivos utilizados nessas expressões para caracterizar o estado em que se encontra essa mulher?

5. O soneto chama-se “Vénus”. Se considerarmos as informações sobre o papel dessa deusa na mitologia grega, como podemos interpretar esse título? Podemos identificar semelhanças entre as representações de Vênus feitas por Bouguereau e por Camilo Pessanha. Explique.

6. Um dos temas recorrentes entre os simbolistas é o da degradação física. Explique como Camilo Pessanha, nesse soneto, explora esse tema de modo hiperbólico.


Sagot :

Resposta:

4. ele faz um poema e ao msm tempo ele fala as características, mas a única característica de aparência q ele falou, foi que ela tinha o cabelo verde. E a importância dos adjetivos, foi que deixou mais explicativo pra entender como estava o estado dela.

5. sim, porque o poema todo fala sobre uma deusa da mitologia grega, e o vênus tinha umas características semelhantes a deusa.

6.

Explicação:

espero ter ajudado!! (se puder, marca minha resposta como uma das melhores. Obrigado!)