IDNLearner.com, o destino para soluções rápidas e claras. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, precisa e abrangente.

Quando nos deparamos com as mudanças sofridas em sociedade, muitas foram as alterações com o passar dos anos e não seria diferente com o contrato de trabalho. Em razão da evolução, mudanças no comportamento, alterações da forma de se prestar um serviço, o Direito do Trabalho precisou ser modificado, diante disso, o empregado é sempre a pessoa física ou natural, que presta serviço como subordinado, não eventual, oneroso e pessoal, existem diversos tipos de trabalhadores e cabe aqui ressaltar que todo empregado é trabalhador, mas nem todo trabalhador é empregado.

​LOPES, Mariane Helena. Relações trabalhistas e previdenciárias. Unicesumar: Maringa, 2021.


Diante deste fragmento de texto sob a ótica do contrato e tipo de empregado, analise as afirmativas seguintes:

I. A duração do contrato de aprendizagem é acordada entre as partes e pode ser celebrada por qualquer tempo.
II. O contrato de aprendizagem não poderá ter jornada de duração superior a seis horas diárias, mas a compensação de jornada é permitida.
III. ​O empregado em domicílio tem garantido o seu direito a salário mínimo, conforme art. 83 da Consolidação das Leis do Trabalho e o art. 7°, IV, da Constituição Federal.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.

Alternativa 2:
III apenas.

Alternativa 3:
I e II apenas.

Alternativa 4:
II e III apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.


Sagot :

Resposta:

III apenas

Explicação:

Art. 83 - É devido o salário mínimo ao trabalhador em domicílio, considerado este como o executado na habitação do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere.

O empregado em domicílio tem o direito a o salario mínimo assim como qualquer outro trabalho (III está correto).

A duração do contrato de aprendizagem é acordo entre as partes, mas o máximo que esse contrato pode durar são 2 anos, isso com uma única instituição (I é falso).

O contrato de aprendizagem não pode exigir compensação de jornada, já que é um período de aprendizagem e não de trabalho, o período de aprendizagem é o período de estagio (II é falso).

Um estagiário não é um funcionário comum, e por isso não pode ser tratado como um funcionário.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/15480763

View image Danas