IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

1- A COLONIZAÇÃO ERA UMA EXPRESSÃO DO MERCANTILISMO. O QUE É O MERCANTILISMO?

2- NO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO, A COROA PORTUGUESA ESTABELECEU A PRIMEIRA DIVISÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA NA COLÔNIA:AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS. O QUE SÃO CAPITANIAS HEREDITÁRIAS?

3- QUAIS FORAM OS FATORES QUE PROPICIARAM A CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL NA FAIXA LITORÂNEA, NOS SÉCULOS XVI – XVII?

4- “QUAL FOI A FORMA, QUE A COROA PORTUGUESA ENCONTROU PARA IMPEDIR A INVASÃO DE TERRAS BRASILEIRAS POR OUTRAS NAÇÕES EUROPEIAS?

5- NO FINAL DO SÉCULO XVII SURGIRAM VILAS E CIDADES NO INTERIOR DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, QUAL FOI A ATIVIDADE ECONÔMICA QUE PROPICIOU ESSA OCUPAÇÃO? QUAIS FORAM AS VILAS E CIDADES QUE SURGIRAM?


Sagot :

Resposta:

1- Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.

2- As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral.

São Vicente: Martim Afonso de Sousa

Capitanias: Donatários

São Tomé: Pero de Góis da Silveira

3- A maior concentração populacional na faixa litorânea do nosso país vem desde a colonização onde os portugueses não tinham interesse de desenvolver o interior assim explorava os recursos e nos portos no litoral mandava pra Portugal.

4- As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa portuguesa para se chegar a um formato de administração da colônia que pudesse garantir sua ocupação e impedir a invasão de outros povos europeus.

5- A atividade de mineração no Brasil tem início no final do século XVII com a descoberta das primeiras minas. Nesse período, o Nordeste perde a centralidade que tinha durante o ciclo da cana-de-açúcar.

As oito primeiras cidades brasileiras foram: Salvador (1549), São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), Paraíba (1585), São Cristóvão (1590, em Sergipe), Natal (1599), São Luís (1612), Belém (entre 1616 e 1628) e Recife (1630).