Participe do IDNLearner.com e receba respostas detalhadas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas.
Sagot :
Sócrates se dirigia à virtude pela ciência. O resultado de sua investigação científica gera conceitos e definições dos objetos. Mas qual a relação entre os objetos com a virtude? A resposta está no intelectualismo da ética socrática. Para ele o sábio é o virtuoso. Conhecer uma virtude é já possuí-la. O conhecimento não é só um meio para a virtude, mas sim a própria virtude. Sócrates parte dopostulado eudemonístico (1) que o bem moral se identifica com o útil. Por outro lado, a motivação da obra humana é para Sócrates a própria utilidade. Neste princípio a conduta viciada, ou moralmente má, não pode atribuir-se à vontade na medida que esta busca sempre o útil que se identifica com o bom, então somente pode vir de um defeito intelectual: a ignorância do que é útil ou o erro de crer útil o que não é. Por isso, o sábio que já superou o erro e a ignorância e possui um verdadeiro conceito das virtudes é necessariamente um virtuoso.
Obrigado por seu compromisso constante. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer juntos. Suas perguntas merecem respostas precisas. Obrigado por visitar IDNLearner.com e nos vemos novamente para mais soluções.